quarta-feira, 24 de junho de 2015

Livro: O 14º Dalai Lama – Uma biografia em mangá.

Bem, eu e a ‘’mana abençoada’’ gostamos muito de tudo que seja em forma de mangá.Segundo a Wikipedia (http://bit.ly/1HGLPHi) :

O mangá (português brasileiro) ou manga (português europeu) (em japonês: 漫画, transl. manga, literalmente "história(s) em quadrinhos") é a palavra usada para designar história em quadrinhos (português brasileiro) ou banda desenhada, (português europeu) feita no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.

Então, escolho este livro para compartilhar com você hoje. O autor é Tetsu Saiwai que conseguiu retratar a história do 14ª Dalai Lama de uma forma bem objetiva, mas cheia de verdades e sensibilidade.

Aos 2 anos de idade, Tenzin Gyatzo foi reconhecido como reencarnação do 13º Dalai Lama. Na época ele nunca imaginou que teria tantas dificuldades e responsabilidades na defesa do seu povo.

Quando pequeno, em almoço com a família ele sempre exigia ficar na cabeceira, lugar onde seu pai ficava.

Seus pais nunca viram essa atitude como afronta, mas algo de criança e assim deixavam o menino que brincava de ir para Lhasa falar.

Após, reconhecer os objetos que pertenceram ao 13º Dalai Lama,ele foi reconhecido como o 14º Dalai Lama.O fato é que o sistema de reconhecimento de reencarnações conta com alguns procedimentos. Dentre os mais comuns, estão a carta preditiva e a identificação de itens do predecessor.

Bem, encontrei este link: http://bit.ly/1faTvGF que fala sobre a Declaração de SS o Dalai Lama, caso voce queira saber um pouco mais sobre este assunto, pois, ao pesquisar para o blog achei muito interessante.

Então, já com 5 anos , o Dalai Lama teve que sair da sua terra e partir para Lhasa, indo para o Palácio de Norbulingka.Seus pais depois foram ao seu encontro, no inverno de 1940.

Aos 12 anos quando perguntaram a ele o que era ‘’iluminação’’,ele respondeu:’’É afastar-se do inevitável,e também infinito,ciclo de nascimento,morte e ressurreição.E eliminar o ‘’carma’’ e todas as providencias negativas,incluindo a obsessão temporal’’.

 O certo é que, aos 15 anos de idade, sua santidade teve que assumir o poder político, já que o seu povo exigia. Alguns do congresso foram favoráveis e outros não, mas ao consultarem o ‘’Oráculo Nechung’’, que é o oráculo oficial do governo do Tibete, ele assumiu o poder.

Pois bem, tentei fazer um pouco da historia retratada no livro em forma de mangá,mas ainda muitos fato ocorreram para que a sua santidade, o Dalai Lama, fosse reconhecido em todo o mundo.

Hoje é um dos maiores lideres espirituais de todos os tempos. Uma das suas frases que repercutiram no mundo foi: ’’ Porque violência só pode ensejar mais violência e sofrimento. Nossa luta deve manter-se não violenta e livre de ódio’’.

P.s: Amigo (a) estou tentando falar sobre cada uma das religiões de uma forma acessível e desprovida de julgamentos, pois acho muito valido conhecer outras religiões ao invés de ter uma opinião formada sem embasamento teórico.

Dica de hoje!

Bjs,
Alda