terça-feira, 10 de abril de 2018

Livro: Contos de Assombração


Livro para deixar os cabelos ‘’em pé’’ .Qual o nome? ‘’Contos de assombração – Casos arrepiantes de redenção da Serra’’ de Mauricio Pereira, lançado pela editora DCL.

Pois bem, são 20 contos distribuídos em 45 páginas, cada uma ilustrada de forma arrepiante! Vai desde ‘’Salvador Pereira e a assombração’’ até ‘’A origem do corpo-seco’’.

Não poderia deixar de contar um ‘’causo’’ por aqui!Sim,lendo este livro que fala sobre assombração lembrei-me que o meu ‘’universo’’ e da ‘’mana abençoada’’ sempre foram regados por histórias da mata.

Sim, ouvíamos do Oswaldo, um rapaz que era caseiro de nossa casa em Mosqueiro (Ilha do mosqueiro), cada umaaaaaaaaa...Lembro que quando ouvíamos uns barulhos esquisitos no forro da casa ‘’morríamosssssssssss ‘’ de medo.

Ele dizia que era uma ‘’mucura’’ que morava por lá! E que ela gostava de passear a noite. Cruz credoooooo...Eu e a mana ficávamos quietinhas com medo da ‘’criatura’’ descer e ‘’beber o nosso sangue’’.

Era verdade? Não sei até hoje, mas só sei que uns sons de ‘’rasga mortalha’’ era quase frequente perto do jambeiro e tínhamos medo mesmo com nossos pais dizendo que não era ‘’nada’’.

Vamos lá!

Qual o conto escolhido? ‘’O quilo do sal’’ que fala sobre o Lobisomem. Sim,aquele homem que em noite de lua cheia ‘’virava’’  lobo e atacava ‘’gente inocente’’.

Segundo o conto, basta oferecer ‘’algo ‘’ para o lobisomem para que ele apareça para buscar ‘’a promessa’’ e, nesse caso, foi Benedito Pereira que prometeu.

Em uma noite, os cachorros começaram a latir. E olha que cachorro latindo geralmente eles sentiram a presença de alguém estranho pelo terreno, pois assim era o nosso cachorro ‘’Reu’’.

No meio da cachorrada, o Benedito viu um cachorro preto muito grande. Na hora, ele disse que era o Lobisomem que jogava pedras e paus nos cachorros.

Pois não é que o corajoso Benedito saiu para enfrentar o ‘’tal do Lobisomem’’ e prometeu o ‘’sal’’ para a ‘’criatura’’? O que aconteceu? Bem, ele veio buscar o sal logo pela manhã!

Como assim?Pois é, ele apareceu, não na forma de Lobisomem, mas isto é para uma outra história...

Dica de leitura!

Bjs,
Alda de Cássia

 *Imagem:Saraiva