quinta-feira, 26 de maio de 2016

Literatura de Cordel - A lenda de Maringá


Hoje, vou compartilhar mais uma literatura de cordel. Desta vez, a Lenda de Maringá – Maria do Ingá. Aprendi a gostar de ler histórias em cordel. São bem interessantes.

A literatura de cordel é conhecida como um gênero literário popular brasileiro. Podemos dizer que é um tipo de história contada em versos e escrito em folhetos e feitos em estrofes.

São dependurados em barbantes (cordel), nas feiras onde são vendidos, em forma cantada. Por isso, o nome dado de literatura de cordel. Que interessante! Não é verdade?

Caso você deseje saber mais um pouco, no final do nosso bate-papo de hoje vou deixar uns links para consulta. Ok? Mas, vamos que vamos!

A história é contada por José M.Lacerda. Ele vai contar uma história  tendo por inspiração a região onde mora. É o folclore sertanejo que está sendo resgatado.

Devemos valorizar os sertões, pois de lá vem muitas lendas. É rico em crenças, fé e religião. Os costumes são retratados assim, como o povo que fica eternizado.

A lenda é paraibana, assim como a Maria. Fala da estiagem, período difícil, que às vezes dura anos. A paisagem fica seca. A seca castiga.A morte e a fadiga acabam aparecendo.

Bem, o certo é que conta a chegada da família de Maria.O pai era vaqueiro, no agreste paraibano.O pai trabalhava muito, quase não tinha lugar para ficar.Certo dia, um boiadeiro o convidou para levar uns gados para o sertão.

Eles foram e Maria chegou à nova cidade. Trouxe ‘’pureza e ingenuidade’’. Tinha um jeito muito especial de falar, conquistando a todos e onde se tornou uma moça prendada, sendo logo chamada de Maria do Ingá.

Mas na caatinga é bem assim,um ano chove, outro não. Nesse ano, o pombal foi atingido com a seca. Muita destruição se viu por lá. A lavoura morreu.Gente morrendo.Os bichos também.

Com esse cenário, a família de Maria resolve voltar. Ela se foi e deixou ‘’tristeza sem igual na terra que a acolheu, onde o amor conheceu: A cidade de Pombal’’.

Bem assim foi:

‘’Um pacato cidadão
De Nara o namorado
Vendo a amada partir,
Se sentindo abandonado,
Chorou tanto de saudade
Que comoveu a cidade
Com seu pranto apaixonado.

A Maria acabou virando passado, mas ninguém a esqueceu. Sempre era lembrada pelo sofrimento do caboclo.

‘’Muita coisa aconteceu
Depois que se foi Maria
Mas a história dos dois
O povo não esquecia
O tempo foi se passando
Ideias foram mudando
E a lembrança não saía.

O tempo passou e a história se alastrou e virou lenda. Um ‘’ilustre" senador da cidade de Pombal, sempre que podia, contava essa história, e que um dia disseram que poderia se transformar em musical.

A música criou e foi chamada de Maringá. Mostrava a simplicidade de um romance dos sertões. A história criou asas e pelo mundo se espalhou:

‘’Virou moda entre os peões
Que cantava a trabalhar
Por ser tema tão dolente
De riqueza singular
Grandeza e simplicidade
Deu nome a uma cidade
Do estado do Paraná.


De Maria  do Ingá
Ficou a recordação
Depois que ela se foi
 Não voltou mais no sertão.
Onde será que ele andava?
Será que ainda voltava?
Restava a interrogação.

Leitura de hoje!

Bjs,

Alda 

 Veja os links abaixo:

http://bit.ly/1ZO5smJ

http://bit.ly/1TLhZTj

http://bit.ly/23OenFL