quarta-feira, 17 de junho de 2015

Revista: Pedras nos Rins.


Hoje, vou compartilhar um assunto muito atual ‘’Pedras nos rins’’, que confesso ser uma demanda muito grande de pacientes no hospital em que trabalho.

A grande maioria dos pacientes chega em crise. Com vômito, náuseas e mal estar geral.Estão chorosos e muito debilitados devido ao adoecer.

A médica responsável, a doutora Kátia, minha amiga durante as visitas colhe os dados de forma bem minuciosa, já que muitos chegam com a confirmação de ‘’pedras’’, teoricamente, mas na guia de internação o diagnóstico é clínico, de pancreatite, o que descaracteriza cirurgia e sim apenas tratamento medicamentoso.

Após exames confirmatórios a doutora dá o diagnóstico. Muitos ficam apreensivos, chorosos e até angustiados. Por isso, o meu papel de intervenção com terapeuta ocupacional é necessário.

Pois bem, o que são pedras nos rins? Como aparecem?Existem faixas etárias? Quais os sintomas? O que pode ser feito para evitar? Quais os tratamentos? Existe alimentação mais adequada e cuidados?

Todas essas perguntas são respondidas nesta revista de forma acessível à compreensão do leitor e com belas ilustrações.

A revista é da editora Alto Astral, os textos são das colaboradoras Julia Bacelar, Isabelle Hoffmann, Jéssica Frabetti e dos designers Raphael Mariano, Vinicius Coppi e Josemara Nascimento.

Segundo a revista, mulheres com faixa etária entre 26 e 50 anos de idade são a maioria, mas uma coisa é semelhante, o desconforto, o mal estar causado pelas ‘’pedras’’.

Pois bem, a primeira pergunta é: ‘’Você já parou para pensar como o "xixi" se forma? Por sinal a resposta é em esclarecedora. Ah, antes de começar, o editor faz um alerta que, apesar das informações serem baseadas em ‘’dados seguros e consultorias a profissionais especializados’’, a procura pelo médico não pode ser descartada.

Vamos lá!

Segundo a revista, os cálculos renais são vistos como as 3 causas de doenças que acometem o aparelho urinário. A nefrologista Claudia Goroni explica que os rins são órgãos que eliminam as impurezas do nosso organismo, que são eliminadas através da urina.

O certo é que alguns cálculos renais são formados pelas impurezas retidas nos rins. Urinar significa liberar estes cristais. Alguns deles podem ser eliminados sem causar danos e outros só através de cirurgia.

Segundo o urologista Carlo Passerotti o cálculo, quando parado nos rins não causa dor, porém, se ele começa a sair desta área e vai para a saída da urina, sim!

Alguns dos sintomas são: 
  v Forte dor lombar;
  v Náuseas;
  v Vômitos

Bem, vou citar algumas informações sobre a revista, já que é extenso o conteúdo e bem interessante:

v Como eles se formam?
v Fatores que favorecem o aparecimento?
v Como funciona o exame de urina 24 horas?
v Opções de tratamento
v Ingredientes que funcionam na hora de eliminar as pedras
v Quais os alimentos que devem ser evitados se você já tem pré-disposição ao problema.

Revista muito esclarecedora!

Super dica!


Bjs,
Alda