sábado, 5 de maio de 2018

Abrir o pacote de amendoim pode gerar reações alérgicas?



A alergista Ariana Yang afirma que um caso pouco frequente no Brasil, mas no topo da lista das causas de reações alérgicas nos Estados Unidos, é o amendoim. A paixão pela manteiga de amendoim pode se transformar em pesadelo para crianças e adultos norte-americanos. Assim como o camarão, o organismo se sensibiliza ao amendoim por não ter contato com ele diariamente.

A alergia é mais comum nos EUA pela maior exposição ao alimento, que, de acordo com Ariana, é bastante precoce. O amendoim pode levar à queda da pressão arterial e a uma parada respiratória, e pode liberar proteínas alergênicas no ar. A diretora da ASBAI conta que é por isso que em muitos voos nos EUA se proibiu a distribuição de saquinhos de amendoim aos passageiros. "Só de abrir a pessoa já pode ter uma reação", ressalta.

Contudo, segundo Masaharu Nagato, engenheiro de alimentos e assessor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), um levantamento de 2008, envolvendo três especialistas em alergologia, aponta que no Brasil "o assunto ainda é tratado sem relevância devido a pouca ocorrência de casos". Atualmente, o amendoim não se encontra entre os principais alimentos causadores de alergia no País.