segunda-feira, 3 de março de 2014

Um olhar terapêutico do livro: Homens no Divã- Relatos sobre a crise da identidade masculina.




Ao ler este livro, fiz uma associação com o que hoje todos estão acompanhando. Vou exemplificar. Quando pequena, ouvia muito de nossos familiares que meninas usam róseo e meninos, azul. Hoje, o róseo e o azul não definem a masculinidade ou a feminilidade. 

Diziam que meninas não brincam de lutas e meninos, de bonecas. E que o pai sustenta a família. Mas hoje, a mulher muitas vezes é a ‘’chefe de família’’.


O homem não poderia aprender dança para não permitir que o corpo ‘’expresse os seus sentimentos’’. Hoje, os grandes bailarinos dão um show de beleza e harmonia. Lembro que mulher não poderia trabalhar em atividades que eram exclusivas de homens, como motorista de ônibus e trator. 

Hoje, as estatísticas provam que os acidentes de trânsito são mais frequentes com homens, já que as mulheres são menos distraídas no ‘’volante’’.


A Lei Maria da Penha veio com uma forma de evitar os abusos sexuais e  verbais, por exemplo, sofridas por anos pelas mulheres de forma silenciosa, já que denunciar o parceiro agressor não ecoava como crime e sim como se ela tivesse ‘’feito por merecer’’ a agressão.


Por outro lado, os homens conquistaram a licença paternidade, a pensão alimentícia e o direito de ter a guarda dos filhos e o direito de expressarem seus sentimentos, o seu amor por uma mulher por meio  de declarações feitas publicamente. Antes era fraqueza dizer a uma mulher que estava apaixonado.


Enfim, o livro é uma viagem neste universo masculino, onde os homens geralmente dizem não ‘’entender’’ as mulheres. 

Eles, sim são pouco reveladores de seus pensamentos e sentimentos. Por exemplo, quando dizem a uma mulher ‘’eu amo você’’ e as traem, dizendo que ‘’a carne é fraca’’,  ou dizem, ‘’você é o amor da minha vida’’ e as matam por ‘’amor’’.


Leiam o livro é deleitem-se!

Minha indicação de leitura!!

Bjs da Alda