domingo, 11 de outubro de 2015

A Fé é inexplicável


Foto:Arquivo Pessoal -Círio 2015


Ontem, foi realizado logo pela manhã, a Romaria Fluvial, onde o povo ribeirinho fez sua homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Como explicar como foi? Impossível...veja este vídeo e se emocione com tanta demonstração de fé do povo paraense.


O certo é que, eu e a "mana abençoada"’, fomos ver a passagem da "Moto Romaria". É, foi muito emocionante. Eu já havia visto, mas a "mana abençoada"! ainda não. Ela estava receosa, pois iríamos tirar fotos e ficar bem pertinho dela,mas vê-la tão perto a fez sentir protegida. 

Foto:Arquivo Pessoal- 2015
Mas, o momento mais esperado foi a passagem da Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré. Linda e majestosa, a Rainha da Amazônia, mãe de todos nós, a "Padroeira do Pará", nossa "Nazinha".O sol estava muito forte, mas  não arredamos o  pé até a sua passagem.

 
À noite fomos acompanhar a Transladação e, simplesmente, os nossos corações transbordaram de tanta emoção. Nossas mãos se elevaram quando ela passou à nossa frente. Era um mar de mãos para o alto pedindo graças e agradecendo por tantas outras recebidas durante o ano.

Foto:Arquivo Pessoal-2015

Este ano, resolvemos de última hora ficar na arquibancada para assistir sua passagem. Foi uma emoção imensurável. Estávamos aguardando a passagem da Berlinda e vimos milhares de demonstrações de agradecimentos pelas graças alcançadas.
Foto:Arquivo Pessoal-2015
E entre cânticos e orações ela chegou. Foi tanta emoção que meu coração disparou. Não sei se chorava ou agradecia, se agradecia e registrava. Enfim, fiz tudo com os olhos nela.Todos estavam extremamente emocionados. Naquele momento todos na arquibancada viraram filhos e filhas de Nossa Senhora de Nazaré.


Todos foram presenteados com lindas músicas, que emocionaram e levaram os fieis a cantarem juntos. Uma homenagem que vai ficar registrada nos corações de cada devoto de Nossa Senhora de Nazaré. Impossível não cantar junto! Por isso,cantamos!


No final, já retornando para casa, tivemos que registrar o ''pagamento'' de uma graça alcançada por uma devota!Visivelmente cansada, porém ela seguia sendo ajudada por outros devotos, que estavam ajudando a ''pagar'' sua promessa, por isso, ela era uma ''promesseira'', como chamamos aqui no Pará.

Foto:Arquivo Pessoal-2015
Após a Transladação, que acabou já no final da noite, eu e a "mana abençoada" voltamos para casa. Seria uma noite curta, pois no Domingo teríamos de reencontrar a nossa "Nazinha" logo pela manhã. Foi difícil dormir, pois estávamos ''preenchidas de amor''.


Logo pela manhã, acordamos animadas seria um novo reencontro. Esperei a ‘’mana abençoada’’ chegar e junto com o nosso pai fomos ver a ‘’Nazinha ‘’ passar.


Passou e preencheu todos de amor. Um cheiro de flores vinda da Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré foi sentida por todos, ela majestosa passou pelo ‘’mar de gente’’.



Foto:Arquivo Pessoal-2015

 Confesso que, não sabia se agradecia,tirava foto ou filmava então, fiz os três e veja como ela passou tão majestosa pertinho da gente... Linda, Rainha da Amazônia e mãe de todos os paraenses, filhos legítimos ou adotivos de coração.



Mais um Círio que vai deixar saudades, pois foram 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém. Aff! Já sinto falta do barulho dos fogos, das gritarias "Rogai por nós" e do cheiro de flores deixada pela passagem da Berlinda.



Feliz Círio!
Abençoado Domingo...

Bjs,
Alda e Vi