terça-feira, 24 de junho de 2014

Gabriel Garcia Marquez.





Hoje, vou falar sobre o grande escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, autor de alguns dos maiores romances do séc.XX e que é dito como ‘’O mestre’’ do realismo mágico latino-americano, tendo recebido em 1982 o Prêmio Nobel de Literatura.

Entre suas obras principais estão: ’’Cem anos de Solidão’’, ‘’O amor em tempos de cólera’’, ’’Crônicas de uma morta anunciada, ’’Notícia de um sequestro e o que acabei de ler cujo titulo é ‘’’Doze contos Peregrinos’’, entre outras belas obras.

Bom, lendo o Prólogo (parte introdutória), ele menciona que começou a escrever contos, no caso, o livro que li, durante os seus mais de 18 anos de idade.

Gabriel Marquez relata que começou a escrever os seus contos após que ter um sonho...

Cito na íntegra:
‘’ A primeira ideia me ocorreu no começo da década de setenta, a propósito de um sonho esclarecedor que tive, depois de estar há cinco anos morando em Barcelona.

Sonhei que assistia ao meu próprio enterro, à pé, caminhando entre um grupo de amigos vestidos de luto solene, mas num clima de festa. Todos parecíamos felizes por estarmos juntos. E eu mais que ninguém, por aquela grata oportunidade que a morte me dava de estar com meus amigos da América Latina, os mais antigos, os mais queridos, os que eu não via fazia tempo... ’’

Amanhã termino este bate-papo.Ok?

Bjs,
Alda