domingo, 10 de março de 2024

Júlio Verne

Na revista Esfinge encontrei um artigo que fala sobre o escritor francês Júlio Verne. O texto é de Julián Palomares. Importante mencionar que Júlio em um de seus romances antecipou a ida do homem à lua.

Digo mais, ele chegou a escrever o modelo da cápsula, o lugar do lançamento, a forma e o lugar de regresso, o país que sairia a primeira missão espacial assim como, o país que seria seu concorrente: Rússia.

O nome do romance é ‘’Da Terra à Lua’’. Em sua pesquisa Julián relata que foram mais de oitenta livros publicados, em mais de 112 idiomas, que só perdeu para Karl Marx com tradução para mais de 133 idiomas.

No texto existe relatos sobre sua infância onde aos 11 anos de idade fugiu de casa, que o fez ser grumete, tipo de aprendiz de bordo, e depois se tornou marinheiro. Na adolescência teve sérios conflitos com o seu pai.

Depois desta fase turbulenta, Júlio mudou-se para Paris. Acabou por estudar direito e construiu um ciclo de amizades, entre elas, com Victor Hugo. Foi uma fase difícil, chegando a comer pão e leite, mas não desistindo de comprar livros.

Escreveu operetas e dramas sem chamar a atenção do público em geral, mas o destino sorriu para ele. Em 1863 acabou por publicar ‘’Cinco Semanas no Globo’ que se tornou um Best-seller da época.

Enfim, um artigo muito rico de informações sobre este grande escritor. Aqui cito alguns de seus livros: ‘Vinte mil Léguas Submarinas’, ’A volta ao mundo em 80 dias’ e ‘A Ilha Misteriosa'.

 

Vale uma boa leitura sobre as suas obras! 

 Alda de Cássia  

 

* Imagem: Mundo Educação UOL