sábado, 24 de fevereiro de 2018

5 perguntas indispensáveis para uma boa gestão do RH




"Enviar pesquisas regularmente dentro da organização ou empresa pode ajudar a levantar potenciais problemas, melhorar a produtividade e retenção e viabilizar sessões de treinamentos mais efetivas.

O capital humano se tornou um dos principais fatores para a construção e sustentabilidade das vantagens competitivas de uma organização. Saber como atender necessidades e gerenciar expectativas dos funcionários é de suma importância para todos os envolvidos na gestão de pessoas. Para tanto, o RH está envolvido em vários processos e práticas em que a palavra de ordem é "feedback".

O RH vivencia a frase célebre do guru da administração Peter Drucker: "Se você não pode medir, você não pode gerenciar". Dessa forma, o feedback é o elemento fundamental para que o RH possa estabelecer e implantar efetivamente suas estratégias e planos para a atração, desenvolvimento, retenção de profissionais. É a avaliação de avaliação do retorno das ações promovidas. E uma das maneiras que o RH dispõe para realizar este processo de forma a otimizar tempo e custos é por meio de aplicação de pesquisas on-line.

Os profissionais de RH estão utilizando as pesquisas com o objetivo de obter respostas que os ajudem a criar um ambiente de trabalho melhor. Solicitar feedback não é algo trivial. Enviar pesquisas regularmente dentro da organização ou empresa pode ajudar a levantar potenciais problemas, melhorar a produtividade e retenção e viabilizar sessões de treinamentos mais efetivas. Dessa forma, é importante tornar a ação de solicitar feedback um hábito.

A parte de elaboração do questionário é bem importante. Para tanto, faça cinco perguntas básicas para si mesmo: como?, por quê?, quem?, quando? e o quê?. Reserve alguns minutos para responder estas questões antes de começar a elaborar o questionário e enviar a sua pesquisa:

1. Como quer levantar as respostas?

Aqui é o meio, o método para se obter as respostas que está buscando. Por exemplo, questionários on-line, que substituem cada vez mais o "papel e caneta", por serem mais rápidos, práticos e acessíveis.

2. Por que quer levantar as respostas?

Esta é a pergunta mais importante, pois esclarece o motivo e quais informações que realmente deseja saber. Deixe seus objetivos muito claros antes de avançar para os próximos passos na pesquisa.

3. Quem é seu público entrevistado?

Esta pergunta pode ser bem simples, mas é muito importante para manter o foco. Respondentes devem ser uma "amostra" de uma "população". Uma população é o total de pessoas que deseja endereçar a pesquisa. A amostra é uma porção da população maior que, na prática, responderá sua pesquisa. Por exemplo, nos casos de pesquisas dentro da organização, espera-se que na pesquisa de clima a amostra seja de grande representatividade dessa população.

4. Quando se quer obter as respostas?

Está relacionado ao tempo necessário para coletar os feedback. Por exemplo, nas sessões de treinamento, as pesquisas de reação dos participantes são aplicadas após o seu término; um prazo de 15 dias para obter o feedback é razoável.

5. O que se quer perguntar?

Esta é a parte-chave da pesquisa. Enfim, o que se quer perguntar? Caso já tenha as primeiras quatro questões definidas, "o quê?" será uma questão muito mais fácil de responder. Há muitas formas e fatores a serem considerados no processo de elaboração do questionário, mas aqui estão algumas diretrizes gerais:
            - Primeiro, mantenha suas questões simples, diretas e concisas. Isso permite uma compreensão mais fácil das questões pelos entrevistados e garante uma análise de dados mais prática para você. Caso esteja com dúvidas se as perguntas estão claras, teste-as com seus amigos ou pessoas que não têm familiaridade com os tópicos em questão.

Uma dica importante caso você decida por questões de múltiplas escolha: procure limitar-se ao no máximo de sete alternativas por questão para não sobrecarregar os respondentes. Nomeie as opções, em vez de quantificá-los. Em vez de numerar de 1 a 5, por exemplo, use advérbios como: extremamente, muito, moderadamente, pouco ou nada. Outra opção é também se basear em modelos prontos e adaptar os questionários no que melhor encaixar à sua realidade.
Após o envio do questionário, é hora de começar a receber o feedback e realizar a suas análises."
Por Rodolfo Ohl

Postado pelo site do FBDE | NEXION Consulting - Consultores e auditores em marketing, vendas e gestão empresarial.

 *Pesquisa para o Blog e arte: Vitória de Cássia