sexta-feira, 28 de julho de 2017

Livro: Ao Sul da África


Hoje, vamos falar sobre um livro que é uma viagem a África. O nome do livro é: ‘’Ao Sul da África", que foi escrito por Laurence Quentine e Catherine Reisser, Edição de Fani Marceau e traduzido por Rosa Freire d´Águiar, lançado pela editora Companhia das Letrinhas.

Um livro bem interessante! Confesso que, desde a primeira página, foi possível viajar simbolicamente por cada ‘’canto’’ da África. É possível conhecer a cultura do povo africano.

Vou fazer uma ‘’viagem de bicicleta’’ bem curtinha pelo livro. Vamos viajar? Vai ser bem rápido, já que espero que você possa ler o livro na integra. Ok?
Aqui as curiosidades:

 ü Você sabe como é o nome das mulheres-girafas? Bem, elas se chamam ‘’ndebeles’’ e possuem pilhas de argolas de metal no pescoço. Outra característica é que elas pintam a paredes da suas casas externas utilizando folhagens e terras misturadas com esterco de vaca e as internas de zinco.

Ah! Só as mulheres podem pintar as paredes das suas ‘’umuzi’’ e fazem com figuras de motivos geométricos. Elas utilizam a areia como branco e a argila para o vermelho. Já o preto vem do lodo do rio que é misturado com fuligem.

 ü Quanto aos sacrifícios este povo ‘’ndebele busca não contrariar o ‘’Unkulunkulu’’ já que ele pode se irritar e soltar forças malignas sobre a terra e quando isso ocorre é preciso fazer uma oferenda que pode ser desde a morte de uma vaca até uma galinha com o objetivo de acalmá-lo.

O certo é que, os feiticeiros se apossam das energias e as transformam num poder sobrenatural, que se abate nas pessoas e assim criam doenças, misérias e seca.

 ü Quanto aos ritos de iniciação dos jovens, eles ocorrem de 4 em 4 anos, e durante 3 meses.Neles os rapazes de 16 e 22 anos saem de perto dos pais e seguem seus caminhos em busca de amadurecimento.

Eles acabam durante este período vivendo em abrigos de galhos e pintam o rosto e o corpo com argila branca que significa pureza.

O ritual não é nada fácil, pois eles se chicoteiam mutuamente, para se tornarem mais duros e a circuncisão encerra o ritual.

Enfim, um livro muito interessante em todos os sentidos, desde a rica pesquisa cultural, até as ilustrações que deixam o livro bem acessível para todas as idades.

Dica de leitura!

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Livraria Saraiva