sábado, 10 de outubro de 2015

Círio Outra Vez


Foto:Google
 Quero compartilhar toda emoção que faz parte deste período ...Círio de Nossa Senhora de Nazaré e espero que você comece a sentir o amor que temos pela nossa ''Nazinha''.

Ops,não só nós,mas o povo paraense assim como, os milhões de fieis do Brasil e do exterior...Amor maior não há!!

Um mar de gente, um mar de fé, um amor em forma de palmas, sorrisos, lágrimas, fogos, músicas e orações. Nas ruas, já na véspera do Círio, o povo sai às ruas.

Foto:Google
Daqui a pouco,será realizado a Romaria Fluvial.Nossa Senhora de Nazaré será homenageada pelos ribeirinhos.Eles em barcos coloridos vão acompanhá-la até a escadinha da Estação das Docas.

Depois será  ‘’A Moto Romaria’’, onde os motociclistas vão demonstrar o seu amor e sua fé pela Padroeira da Amazônia....Sempre uma linda homenagem de Fé!
 
Foto:Arquivo Pessoal

  Muita emoção misturada com fogos e barulhos do ronco das motos. Um mar de motos, que apesar do barulho extremo, não incomoda ninguém, pelo contrário quanto mais barulhento mais a homenagem torna-se inesquecível.


 
Vídeo:Arquivo Pessoal

 À noite é hora da Transladação, quando a Nossa Senhora de Nazaré sai do Colégio Gentil Bittencourt em procissão até a catedral da Sé.

Foto:Google
 Após a missa, ela é colocada na Berlinda e saudada com muitas palmas e gritos de ‘’Rogai por nós!’’. Majestosa em sua Berlinda, que parece um jardim em dia de primavera, ela é homenageada em cada esquina com muita música em forma de prece e agradecimento assim como,fogos que iluminam a noite.
 
Foto:Google

 A corda com os fieis puxa a Berlinda até a catedral. Corpos colados um no outro, mãos que juntas fazem uma corda humana, pés descalços em um único ritmo, o ritmo da fé. O calor é forte, mas é um calor de fé que só afasta aqueles que tombam de cansaço, entre desmaios e mal estar.
 
Foto:Google

Foto:Google

   
Dar copos de águas ou garrafinhas é tradição tanto no dia da Transladação como no Círio, é ’’pagamento’’ de promessa, como graças alcançadas e retribuídas na forma de água aos promesseiros.

 Ah! Também são vistos objetos em forma de vela, que simbolizam a graça alcançada, desde ‘’vela do tamanho da pessoa’’, ‘’cabeça’’, coração’’, ‘’pé’’, entre outros, são levados ao corpo até serem colocados no ‘’barco das graças’’.

Foto:Google

Eu e a ‘’mana abençoada’’, ano passado levamos a imagem de Nossa Senhora em uma redoma, que ficou ligada desde a nossa saída em frente ao santuário de Nossa Senhora de Nazaré até a Estação das Docas, em forma de agradecimento pelas graças alcanças, principalmente quanto à saúde restabelecida.                                                                           
                                                                                

O carro dos ‘’anjinhos’’ assim como,o carro dos milagres recebem os ‘’agradecimentos’’ pelas graças alcançadas. Eles são crianças vestidas de anjos em forma de agradecer à ‘’Nazinha’’ pelo nascimento, pela vida salva ou por recuperação da saúde, por exemplo.
  
Foto:Google
 Há outras formas de ‘’pagamento de promessa’’, como a entrega de ‘’fitas coloridas‘‘, ‘’terços’’, ‘’medalhas ‘’ ou ‘’santinhos’’e até brinquedos de miriti. É possível ver também os vendedores de artigos religiosos, assim como, de comidas típicas.


Foto:Google

Após os fogos da chegada, todos retornam para seus lares para a grande Festa Religiosa, ‘’O Círio’’. Mas, não poderia de dizer, que no percurso até   nossa casa acontece a ‘’Festa Profana’’, que chamamos o momento que as pessoas cansadas da procissão vão para o Bar do Parque ou esquinas se divertir com músicas nada religiosas. Mas faz parte...
 
Foto:Google

 No Domingo...

Bem, amanhã falo sobre o Círio, mas vamos compartilhar este vídeo que faz parte do repertório de músicas cantadas durante a ‘’’passagem da santa’’.

Ops, quase que me esqueço de dizer que todos os anos a nossa cantora Fafá de Belém faz sua homenagem em forma de cantoria,  com os seus convidados, para a nossa ‘’Nazinha’’ e o padre Fábio de Melo faz parte dessa tradição, que só quem vem para o Círio sabe o quanto ele nos emociona junto com a ‘’Fafá’’.

Assistam amigos: http://bit.ly/1M8DD4P
Bjs,
Alda e Vi