segunda-feira, 21 de julho de 2014

Grandes Mestres: Dalí- Surrealismo.


Tenho interesse também no mundo das Artes, principalmente pinturas e esculturas. Deve ser por isso, que fiz uma coleção dos grandes Mestres da Pintura, da editora Abril. Só lamento ter perdido a obra de Giotto.

Hoje, então resolvi falar do grande pintor surrealista do século 20 ‘’Salvador Dalí’’. Era talentoso, porém, controverso. Um mestre espanhol, que tinha um psiquismo atormentado. Deve ser por gostar de estudar perfis de comportamento, que resolvi ler e ver suas obras.

Não vou falar de sua infância e sim de uma de suas obras, que gosto muito: ’’Persistência da Memória’’, obra de 1931, pintada à óleo sobre tela e que está exposta no Museu de Arte Moderna, em Nova York.

A paisagem rochosa é aquele de Port Lligat, no litoral de Catalunha, onde Dalí passava o verão pintando.

Confesso que foi difícil encontrar ‘’a cabeça flácida com os olhos fechados e as longas sobrancelhas que parecem se confundir no granito do penhasco’’.

Bom, as formigas são símbolos de degeneração orgânica. Os relógios já haviam sido representados na obra ‘’ossificação prematura de uma Estação’’, de 1930.

O certo, é que suas obras são tão enigmáticas que nos fazem ter um olhar que transpassa o real e que faz buscar compreender o significado da simbologia.

Bjs,

Alda