sábado, 25 de julho de 2015

Livro: Perdoa a ti mesmo.


"Perdoa a ti mesmo?" Como assim? Alguns poucos diriam! Por que não?? Você sabia que algumas pessoas carregam uma culpa que ‘’não são delas’’?

Penso que, na verdade, a culpa não pertence a ninguém, pois ela provoca a inquietação da alma, as perdas dos melhores momentos da vida, mas o pior são as doenças que ela causa, quando não são elaboradas: sofrimentos emocionais e doenças físicas.

Bem, esse livro, ’’Perdoa a ti mesmo’’ é do monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsterschwarzach, na Alemanha, tendo sido lançado pela editora Vozes.

Um livro que fala sobre a necessidade que temos hoje, de lidar com culpas, perdão, ressentimentos e reconciliações e até outros sentimentos que aniquilam a alma.

Olhe a sua reflexão inicial:

‘’O perdão e a reconciliação são dois temas, a respeito dos quais muitas pessoas se ocupam atualmente’’.

Mas, o autor vai ‘’mais fundo’’, quando diz que muitas vezes somos educados para perdoar, porém, descobrem que não conseguem perdoar, porque os ‘’ferimentos há muito sofrido ainda lhes causam dor’’.

É verdade! Conheço amigos que tem uma ‘’mágoa infinita do outro’’, mas que já tentaram perdoar. Porém, penso que não conseguem e a mágoa acaba sendo ‘’um parafuso’’ em que o ‘’martelo’’ é a ‘’lembrança’’.

Sempre digo, que não se deve perdoar o outro ‘’da boca pra fora’’. Sabe aquela história ‘’eu perdoo, mas não quero lhe ver nem pintado de ouro’’? Isso é perdoar???

Mas, o autor fala de perdoar a si mesmo e isso é muito difícil para quem leva a culpa para a vida toda. Veja o que ele diz:

‘’O ser humano depende do perdão de Deus para libertar-se da culpa que o paralisa e bloqueia para vencer o distanciamento de si e de sua essência original e entrar em contato com o motivo de sua existência’’.

Um dia, o meu coordenador de estudo, Alair, disse que não precisamos pedir perdão para Deus, porque ele não nos culpou de nada...A verdade, é que eu peço! Peço pelos meus atos cometidos sem intenção ou por palavras que posso ter proferido e que tenha magoado o outro.

Enfim, o livro é uma comunhão com a necessidade de ‘’perdoar a si mesmo’’. Por isso, vou colocar frases do livro que são ‘’chamadas’’ para a reflexão.

§  ‘’Apenas aquele que está em harmonia consigo mesmo pode reconciliar-se com as pessoas que o cercam’’.

§  ‘’Deus é muito mais misericordioso conosco do que nós mesmos’’.

§  ‘’A reconciliação com o próprio eu significa,além disso,aceitar aquele que eu me tornei,dizer sim às minhas capacidades e potencialidades,mas também aos meus erros e fraquezas, aos meus pontos sensíveis, aos meus medos e tendências depressivas, a minha incapacidade de estabelecer relações, a minha pouca perseverança".

Um livro fantásticooooo!

Super dica de hoje!

Bjs,

Alda