quinta-feira, 16 de julho de 2015

Livro: O que você carrega na sua mochila?


Quando li o livro - ‘’O que você carrega na sua mochila?’’ - Pensei que carregava pouca coisa, mas quando o autor Andrea Fariolli começou a fazer suas reflexões, vi que carregava o essencial.

Ele tem um jeito diferente de escrever. Interessante o modo como faz suas reflexões e citações. Ainda tem mais, ele coloca breves contos para deixar mais acessíveis ainda os textos.

Pois bem, o que devemos por ou não levar, em nossa mochila? Ele então dividiu em duas partes: A primeira (o que tirar da mochila) citando o ‘’estado-problema’’, mas não os problemas em si.

Na segunda, sobre o que tirar da mochila: sentimento de culpa, inquietação, pretensão, lamentação, acusação e criticismo onde cada item é bem elaborado em forma de dialogo.

Vamos lá!

O que seria estado-problema?

‘’Ele é, em primeiro lugar, um estado fisiológico no qual o sistema corpo-mente é absorvido por uma condição de alarme, estresse e desconfiança. Estamos em estado-problema quando há estagnação de energia vital, ou melhor, dizendo, quando seu fluir está em desarmonia’’.

Talvez seja, aquela situação em que você tem a sensação de que,não tem mais força para reagir as adversidades da vida. Ouço muito aquela frase: ‘’O teto parece que está caindo sobre a minha cabeça. Não consigo reagir’’.

O autor conta até uma história chamada ‘’A mochila muito pesada’’, onde o sábio se preocupa com a revisão das mochilas das pessoas para que elas não carreguem muitas coisas. No entanto, um dia o ‘’ego’’’ toma o lugar do sábio e tudo fica diferente.

O ‘’ego’’, com o tempo, deixa que as pessoas carreguem mais do que deviam e, assim, muitas começam a desejar carregar poucas coisas para que possam se sentir mais livre para caminhar. Então, o sábio voltou.

Por fim, o que colocar na mochila: generosidade, gratidão e perdão, já que são qualidades preciosas do ser.

Enfim, um pouco de reflexões, contos e exercícios para levar o leitor a decidir o que colocar na mochila.

Dica de hoje!

Bjs,

Alda