sexta-feira, 3 de novembro de 2017

‘’Gostei da tua história!’’



Foi assim que uma paciente hospitalizada falou após a contação de uma história, em uma sessão terapêutica. Sempre escolho um dia da semana para utilizar a contação de história como mais um recurso de intervenção da Terapia Ocupacional com os pacientes hospitalizados.

É claro que é preciso fazer uma seleção do conto a ser utilizado. Não pode ser aleatório e nem ser contado sem uma boa dramatização (rs).

Alguns contos são do nosso primeiro livro ‘’Contos Terapêuticos: À Procura de Respostas’’, outros já iniciei do segundo livro "Contos Terapêuticos: A Roda Gigante e outras histórias" e alguns do meu universo literário.

Nesse dia contei a fábula ’’Os guizos da cascavel’’ de origem afro-americana do livro ‘’A Maravilhosa semente de pedra & outras fábulas populares de todo mundo’’, de Israel Jelin da editora Dubolsinho.

Um dos meus objetivos era falar sobre a necessidade da paciente ter cuidado com o seu pé (enfaixado devido tratamento para erisipela), durante as trocas de posturas no leito,as idas ao banheiro e sua deambulação.

Mas, também queria trabalhar com o contexto doença e adoecer para fazer assim um resgate da sua autoestima, já que a médica responsável adiou a sua alta, e, segundo a paciente, foi ‘’um balde frio em sua cabeça’’.

Fiz uma relação bem humorada da fábula com a sua situação atual e ela, entre um riso e outro, dizia: ‘’Tu és fogo, menina’’!Tai, gostei da tua história’’.

Dica de Leitura!

Bjs,

Alda de Cássia 

* Imagem:Estante Virtual