quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Revista: Discutindo Filosofia.


Hoje é o dia do ‘’Túnel do tempo’’. Você se lembra? Sim, eu falei que era uma nova seção de assuntos do passado. Porém, tão atuais como nos dias de hoje?

Pois é, hoje escolho falar sobre Ética! Em meu arquivo, achei essa revista, ‘’Discutindo Filosofia’’, que é da editora Escala e que possui tantos artigos interessantes, mas que tive que escolher um, para o nosso bate-papo de hoje!

Bem, quem já não ouviu essa frase: ’’Ah, todo mundo faz’’. Ou essa: ‘’Deixa de ser muito certinha’’. Eu já! Mas, sempre fui firme em não aceitar ou fazer algo que fosse contra os meus princípios éticos e morais. Então, isso é ser ética?

Então, o que seria Ética?

O texto é de Renato Nunes Bittencourt e dele vou extrair algumas reflexões e pontos de vistas para embasar o nosso assunto de hoje. Ok?

‘’A palavra ‘’ética’’ é de origem grega, ethike, derivada de ethikós, ‘’que diz respeito ao costume’’.No contexto da filosofia, a ética seria o ramo que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual’’.

É importante frisar, que existe distinção entre Ética e Moral, já que muitos confundem ‘’moral" com senso comum. Até porque, a palavra ‘’moral’’ é de origem latina, sendo ‘’moris’’ e também "costume’’.

O certo é que apesar das semelhanças, ambas são diferentes quando o assunto é ação humana, ou seja, o significado em si de moral está relacionado com ‘’valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo e prescritivo’’.

E ética? Segundo o autor seria: ’’ Uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca da como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos’’.

Cabe aqui, então conhecer o significado da palavra ‘’imoral’’. Você não acha? Bem, então vamos falar sobre o significado da palavra ‘’imoral’’. Ok?

Cita: ‘’...a pessoa que, apesar de conhecer as regras, sociais estabelecidas, não age de acordo com elas, pois está satisfazendo apenas seus próprios interesses.’’

Infelizmente, conheço pessoas assim, que visam benefício próprio, mesmo sabendo que é errado o que fazem. São pessoas que, não se contentam com o que possuem e são capazes de ‘’fazer tudo’’ para obter ‘’mais e mais’’, mesmo sendo levianas, mentirosas e dissimuladas.

O texto é muito interessante e atual não é mesmo? A verdade é que precisamos ser pessoas éticas em nosso dia a dia e moralmente corretos em nossas ações.

Bjs,
Alda