sexta-feira, 17 de junho de 2016

Livro: Cora Coralina – Estórias da Casa Velha da ponte.


Quem gosta da poetisa e contista Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, vai gostar deste livro de contos. São 17 contos onde Cora Coralina fala de sua infância e do tempo em que morou na casa velha da ponte.

É incrível como ela conseguia descrever com tanta minúcia os tempos vividos. Colocou muito de todos os sentimentos vividos e das histórias contadas do tempo de seus avôs.

Entre contos curtos e longos, ela viajou pelo tempo. São contos autênticos e coesos e de uma linguagem acessível. Ela consegue fazer com que o leitor admire sua forma de deixar rastro de carinho em cada parágrafo.

Pois bem, escolhi para compartilhar ‘’O casamento e a cegonha’’. Na verdade, queria poder contar cada um dos contos, porém espero que você possa ler futuramente o livro. Vamos lá!

É sobre a história de um casamento, com os pais da noiva fazendo os preparativos para o casório. Seria na chácara como nos tempos antigos.Todos estavam presentes: o vigário, o juiz, o escrivão, os parentes e as testemunhas.

A moça era alta e formosa. No vestido branco,‘’rodado’’ e cheio de babados, ela ficou exuberante. Os fogos comprovavam que, a festa era ‘’do arromba’’. De repente, após cortar o bolo, os noivos sumiram.

Boa comida e bebida. Quem gostava de dançar, dançava. Quem não gostava de, rodeava a mesa de espetos de churrascos e de leitão. Era o casamento da primeira filha, e os anfitriões estavam exaltando de alegria.

A orquestra animava os convidados com valsas e boleros. Alguns dançavam e outros tomavam café e fumavam cigarros. Mas, algo aconteceu!!! Sim, um corre-corre pela casa.O pai pede que a festa acabe.Sua filha estava com ‘’dor de parto’’.

Um convidado vendo o reboliço comentou: ’’Isto é que se chama aproveitar o tempo...Numa só festa casa a filha e chega a cegonha...’’

Super indicação de leitura!



Bjs,
Alda