domingo, 13 de setembro de 2015

Livro: Ser Paraense é...


Um livro bem interessante, falando sobre o povo paraense, sobre sua cultura, tradições e crendices. Um pouco de tudo e muito além do que muitos paraenses conhecem.

Confesso que, foi uma viagem regada com lindos pontos turísticos, cheiros e aromas do Ver-o-Peso e com nossas ‘’ falas’’ bem paraenses.

Aqui, no Blog Diário das Gêmeas Paraenses, sempre que podemos, colocamos ‘’muito do nosso Pará’’, seja em forma de fotos captados pelas nossas ‘’lentes’’ ou tiradas de sites do Google.

Colocamos ‘’falas’’ desse povo, que é cheio de identidade própria, em seu modo de falar diariamente. Nossos ‘’égua’’, ‘’p´degua’’, ‘’maninha’’ "te doída’’ são bem a ‘’nossa cara’’.

Vamos lá!

O livro é de Benjamin Hamoy, lançado pela gráfica Alves, tendo o prefácio do escritor Paraense Benedicto Monteiro que descreve assim o livro:

‘‘... Basta dizer, que ele é um repertório de ditos e sabedorias populares. Coisas só nossas aqui do Pará. Não precisamos fazer muita pesquisa, basta estar atentos ao inteligente linguajar do povo paraense’’.

Vamos lá!

Frases

Ser Paraense é...

v ‘‘... dizer que alguém vai ‘’roer uma pupunha’’ quando algo será difícil, penoso ou causará sofrimento’’.

v ‘’ .. andar de bicicleta na contramão’’

v ‘’...comer quase tudo com farinha’’

v ‘’...observar e alimentar os peixes e as garças na praça Batista Campos’’.

v ‘’..denominar de ‘’atentado’’ uma pessoa muito agitada,irrequieta, que persegue a vida alheia ou mesmo um pestinha sapeca’’.

v ‘’.. carinhosamente chamar alguém de mano,mana, maninho ou maninha’’

v ‘’...sempre esquecer o guarda-chuva em casa’’

v ‘’... ter sempre em casa uma garrafa com andiroba e outra com copaíba’’.

Confesso que, escolhi essas em meio a tantas, porque representam muito que somos o que aprendemos com nossos pais e avós e o que vemos em nossa linda Belém do Pará.

Bem, além das inúmeras frases riquíssimas do nosso vocabulário papa Xibé, o livro ainda possui belas fotos de pontos turísticos, assim como crônicas bem ‘‘paraenses’’.

Um livro fantástico!

Super indicação de hoje!

Bjs,
Alda