segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Livro: Contos Jataka.

Hoje, quero compartilhar mais um belo livro de contos. Penso que, os contos sempre levam os leitores em uma viagem sem destino certo. Principalmente, estão ligados às lendas de um País.

Aqui, no caso, são lendas referentes à vida de Buda. O nome do livro é: ’’Contos Jataka’’ que foi recontado por Noor Inayat Le Mair, ilustrado por H.Willebeek, traduzido por Deorah Weinberg e lançado pela editora Odysseus.

São contados de uma forma sutil em rica em lições. A origem dos contos é o Extremo Oriente. Podem ser contados para crianças, pois assim como as fábulas de Esopo, usam animais como personagens centrais.

Escolhi:’’O Sarabha’’, que conta a história de um rei que, quando foi caçar na floresta viu um Sarabha, que é uma espécie de veado. Ao avistá-lo o rei começou a perseguí-lo e ele corria entre as arvores.

O rei em seu cavalo, não mais via nem um animal a sua frente, só o Sarabla que ele tanto queria capturar. Só que, ao perceber o abismo o Sarabha  pulou, mas o cavalo em que estava o rei ao pressentir parou e o rei caiu no abismo.

Não mais ouvindo o galopar do cavalo, o Sarabla olhou para  trás  e desconfiou que o rei havia ido embora ou caído no abismo. Ao vê-lo ali, sem sua tropa para ajudá-lo, ele desceu até o abismo e salvou o rei.

Agradecido e envergonhado, o rei quis dar o reino para Sarabla, que não aceitou, apenas pediu que ele não caçasse mais os animais na floresta. O rei voltou para o palácio e todos ficaram felizes para sempre.

Super dica de leitura!

Bjs,

Alda