domingo, 2 de março de 2014

Homens no Divã- Relatos sobre a crise de identidade masculina.





Este livro é do escritor tcheco Serge Hefez. O livro fala do posicionamento do homem diante das transformações que a sociedade sofre, principalmente, quanto à sua identidade. 

Onde a mulher lutou pela sua feminilidade e os homossexuais há meio século enfrentam ‘’os questionamentos sobre o gênero, a identidade sexuada em sua relação com a identidade sexual’’.

O autor Serge Hefez tem 25 anos de experiência em seu divã, tendo ouvido homens em seu consultório e também, em terapia familiar ou de casal.Então, o livro é rico de vivências psicanalíticas. 

O autor fala dos ganhos para os homens e para as mulheres neste processo de transformação social. Cito este parágrafo para melhor compreensão do que vou analisar logo em seguida:

‘’As mulheres adquiriram, pouco a pouco, o que, até então era reservado aos homens: autonomia, a capacidade de se adaptar ao mundo exterior, a coragem, a tenacidade, a transformação, a separação, o espírito combativo... Quanto aos homens, estão apenas começando a ter acesso ao que era reservado às mulheres: a intimidade, a fusão, o corpo a corpo com os filhos, a expressão das emoções e dos sentimentos, os valores afetivos e relacionais... ’’.

Amanhã vou fazer uma reflexão com um olhar terapêutico.
Bjs da Alda