segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

LIVRO: A terra dos meninos pelados.





Fiquei encantada, desde o primeiro dia que vi este livro: ’’A terra dos meninos pelados’’, de Graciliano Ramos, com ilustrações de Jean-Claude Ramos Alphen, da editora Record.

Mas, não o comprei na primeira vez. Só que, já no final do ano, retornei à livraria Saraiva e não resisti. O livro inteiro é um convite a leitura.

Eu e a ‘’mana abençoada’’,  já estávamos saindo da livraria quando encontrei o Dr.Luiz, sua esposa e seu filho, o poeta paraense Romeu Neto.

Nosso amigo Dr.Luiz, meio sem jeito perguntou o que havíamos comprado. Eu e a’’mana abençoada’’ prontamente tiramos das sacolas os livros e os mostramos.

Nosso amigo Romeu Neto, ‘’de cara’’, disse que já havia lido e gostado muito e, "sabe que ele tinha razão?". Li o livro todo em uma noite!

Conta a história de um menino, muito diferente de outras crianças: Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada.

Era uma criança muito sozinha. Conversava sozinho porque não tinha amigos. Era chamado de Raimundo Pelado. Ele gostava muito de desenhar nas calçadas o ‘’país de Tatipirun".

Lá as pessoas têm os olhos direito pretos, os esquerdos azuis e a cabeça pelada, que nem ele! Em um dia, chateado pelas piadinhas dos meninos da rua, ele descobriu que Tatipirun existia.

Segundo o ilustrador Jean-Claude, se inspirou na família brasileira para ilustrar o livro. Linda história que fala principalmente sobre amizades.

Dica de hoje!

Bjs,
Alda