sábado, 13 de outubro de 2018

Mar de gente e Mar de fé


Segundo a Wikipédia, o Círio de Nazaré ‘’ É uma manifestação religiosa cristã em devoção à Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no município de Belém, no Estado do Pará. Celebrado atualmente desde 1793... ’’


Na verdade, é uma das maiores festas religiosa do mundo e que reúne milhões de devotos de Nossa Senhora de Nazaré e ocorre no segundo domingo do mês de outubro, ou seja, amanhã!

Hoje, na verdade, ocorrerá a ‘’Trasladação’’, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré sairá do Colégio Gentil Bittencourt às 18 horas, em uma procissão iluminada até a Catedral de Belém, em um trajeto de 3,6 km de muita oração, cânticos e homenagens.

A cada ano o número de fieis e promesseiros aumenta. Promesseiros Alda?Sim, pessoas que ‘’pagam’’ as graças alcançadas de várias formas: ‘’puxando a corda da Berlinda’’, percorrendo todo o trajeto de joelhos, distribuindo água, com a ''graça'' alcançada na cabeça em cera ou em miriti, entre outros.

Existe a equipe da Cruz Vermelha, que socorre os promesseiros que desmaiam devido o forte calor ou devido a desidratação ou excesso de sobrecarga física e emocional.

A policia militar, o corpo de bombeiros, o grupo de escoteiros, os guardas da Santa e até grupos de fieis dão’’ apoio’’ neste trajeto, que dizemos que é um ‘’mar de gente’’, um ‘’’mar de fé’’.

Impossível não se emocionar quando Nossa Senhora de Nazaré passar ‘’pertinho’’ de cada fiel em sua majestosa berlinda. São mãos levantadas, objetos de ceras que representam simbolicamente a ‘’graça alcançada’’ e muitas lágrimas de forte emoção e expressão legitima de amor à mãe do povo paraense, a Rainha da Amazônia.

Confesso que todos os anos eu e a ‘’mana abençoada’’ vamos ao encontro da nossa ‘’Nazinha’’ e, a cada ano, a emoção é imensurável.Quero agradecer por tantas graças alcançadas e pedir ‘’outras’’, mas só consigo erguer as minhas mãos e agradecer, pois o ‘’calor’’ da sua presença e a luz que emana quando ela  ’navega’’ no mar de gente é muito forte, então é impossível segurar as lágrimas. 

Os fogos saúdam a sua presença em cada esquina. As ‘’vozes’’ celebram a sua passagem e a cada ‘’Viva Nossa Senhora de Nazaré’’, o povo grita; ‘’VIVAAAAAAAA...’’ E os ''papeis picados'' representam a ''chuva de agradecimento''.

Enfim, impossível traduzir em palavras o amor que tenho por  Nossa Senhora de Nazaré, até porque amor não se traduz e sim é sentido e, por isso, à noite eu e a ‘’mana abençoada’’ vamos sentir mais uma vez o amor da ‘’Nazinha’’ sendo compartilhado com os nossos irmãos de fé e SALVE NOSSA SENHOAR DE NAZARÉ!

FELIZ CÍRIO!

Bjs,
Alda de Cássia
Vitória de Cássia


*Imagens: Diarioonllne. com.br , G1-globo. com , DOL, Cruz Vermelha Brasileira ,DOL Diário online