quarta-feira, 8 de abril de 2015

Livro: Stephen Hawking – Minha Breve História.

O interesse na compra deste livro foi motivado pelo desejo de conhecer a vida deste grande cientista, reconhecido mundialmente pelos seus premiados trabalhos em Física e na Cosmologia.

O desejo veio, após saber que um filme que falava sobre a vida de Stephen Hawking, um dos maiores astrofísicos da atualidade, concorreria ao Oscar. O filme era: ’’A Teoria do Tudo’’, que havia tido 5 indicações.

Pois bem, motivada a conhecer sua história de vida, fui novamente à Livraria Saraiva com a ‘’mana abençoada’’, minha companheira de viagens ao mundo literário.

Nossa amiga Adna nos ajudou a procurá-lo, mas mesmo constando no estoque, ele não foi achado. A indicação era de 3 dentro da loja. Pois bem, retornamos por mais 2 vezes à livraria até que semana passada trouxe o ‘’meu filho’’ para casa!(rs)

O livro retrata a vida desde grande Stephen Hawking, desde a sua infância até a descoberta da doença – Esclerose Lateral Amiotrófica.

Na infância gostava de trens por isso ele pegou o dinheiro que tinha é comprou um trem elétrico: ‘’Certo dia, quando meus pais estavam fora, aproveitei a oportunidade para sacar do banco postal todas as minhas modestas economias, dinheiro que as pessoas me davam em ocasiões especiais, como em meu batizado. Usei a soma para comprar um trem elétrico, mas, para minha frustração, ele também não funcionava muito bem.”

Na adolescência era chamado de Einstein pelos colegas: ’’Sempre fui um aluno mediano (Era uma turma muito brilhante). Meus trabalhos escolares não tinham capricho e minha caligrafia era o desespero dos professores. Mas meus colegas me apelidaram de Einstein, de modo que é de se presumir que viram sinais de algo melhor em mim’’.

Um dos mais emocionantes relatos é quando ele fala da descoberta da sua doença: ’’A percepção de que eu tinha uma doença incurável que provavelmente me mataria em poucos anos foi um tanto chocante. Como algo assim poderia acontecer comigo?...’’

Bem, amigos é um livro extraordinário, uma lição de vida, pois, ele vai falar de seus casamentos, da descoberta das ondas gravitacionais sobre o Big Bang, a viagem do tempo e buracos negros.

Transcrevo este parágrafo, que achei como um corajoso depoimento, de que a deficiência não pode ser sinônimo de incapacidade.

"Tive e tenho uma vida completa e prazerosa. Acredito que pessoas com deficiências devem se concentrar nas coisas que a desvantagens não as impede de fazer e não lamentar as que são capazes de realizar. No meu caso, consegui fazer quase tudo que queria..."

Super dica de hoje!
Para ser lido na integra! 

Bjs,
Alda de Cássia