segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Gesticular ajuda a lembra palavras





Uma vez estava diante de alguns pacientes hospitalizados fazendo uma contação de histórias, um recurso que utilizo como instrumento de intervenção terapêutica, quando vi um paciente rindo.

Fiquei ‘’incucada’’, mas continuei a contar e após o término o paciente pediu desculpas por estar rindo e disse que achava interessante eu ‘’me  expressar’’ com as mãos.

Bem, na época justifiquei que fazia parte da forma da minha forma de narrar uma história e talvez por trabalhar com crianças com deficiência intelectual e múltipla o meu ‘’fazer cara e bocas’’, assim como os meus ‘’personagens gesticulados’’ estavam interligados.

É claro que fui pesquisar e encontrei na revista "Viver Mente e Cérebro’’ um artigo chamado: ‘’Gesticular ajuda a lembrar palavras’’.

Segundo uma pesquisa feita pela neurobióloga Elena Nicoladis, da Universidade de Alberta, o uso de gesto na comunicação verbal é tido como uma maneira de reforçar o sentido das palavras.

Enfim, segundo o artigo, provavelmente o ato de gesticular ajude a encontrar palavras na memória e assim tornar a linguagem verbal ‘’mais rica e expressiva’’...Concordo!!!

Bjs,

Alda de Cássia

* Imagem: A mente é maravilhosa