sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Dica de leitura: O planeta dos Sábios


Este livro ’’O Planeta dos Sábios’’- Enciclopédia de Filósofos e filosofias, é de autoria de Charles Pépin, com tradução de Júlia da Rosa Simões e ilustração do cartunista Jul.

Um livro muito interessante, com ilustrações que proporcionam ao livro uma leveza filosófica, até porque, nem todo mundo gosta de filosofia, mas muitos usam a filosofia no seu dia a dia.

Vou dar alguns bons exemplos. Vejamos... uhhh...Já sei:’’Não vivemos para comer, mas comemos para viver’’. Essa frase é do grande filosofo Sócrates.Outra: ’’Viver significa lutar’’, de outro filosofo Sêneca.

Pois bem, neste livro você encontra a vida de grandes filósofos: René Descartes, Friedrich Nietzsche, Confúcio, Jacques Derrida, entre outros.

Cada um destes filósofos tem um resumo de sua vida e pensamentos e uma charge que os representa, ou melhor, que tenta ironizar seus pensamentos.

É bom deixar registrado, que você faz uma viagem pela filosofia, indo do Ocidente ao Oriente, em textos coesos e acessíveis à compreensão.

Vou citar o filosofo Confúcio, para mostrar a riqueza filosófica deste livro. Segundo o autor, Confúcio foi um filósofo que nasceu em 351a.C e morreu em 479 a.C, tendo sido o fundador do ‘’Humanismo chinês’’ e influenciado significativamente a civilização chinesa.

Ele dizia:
’’Para pôr ordem no mundo, precisamos primeiro pôr ordem na nação; pra pôr ordem na nação, precisamos pôr ordem na família; para pôr ordem na família, precisamos cultivar nossa vida pessoal; e para cultivar nossa vida pessoal, precisamos primeiro consertar nossos corações’’.

Alda de Cássia