segunda-feira, 13 de março de 2017

Livro: Ganesha - O removedor de obstáculos


*Imagem*
Um livro bem interessante! Qual? ‘’Ganesha - O Removedor de Obstáculos’’, do escritor James Abae, com a tradução de Rosália Munhoz e foi lançado pela editora Madras.

Gosto muito de ler contos e lendas da Índia e quando posso ler sobre o povo Hindu o faço com prazer, pois é muito enriquecedor conhecer a cultura de um povo.

Quem foi Ganesha? Segundo o Google, foi ‘’ um deus hindu, filho de Shiva (o grande deus da Transformação) e de Parvati, sua esposa. ...’’. Tive a oportunidade de ler sobre a história do nascimento de Ganesha e fiquei encantada pela origem da sua transformação espiritual.

Pois bem, vamos falar um pouco sobre o livro. Devido aos direitos autorais, não vou colocar trechos do livro, o que é uma pena, já que seria uma forma de estimular o leitor a adquirir esta obra.

Mas, vamos lá! Vou tentar falar ‘’em miúdos’’ (rs) o que vou levar como ensinamento e transmitir como conhecimento de vida, até porque sou estudiosa de religiões.

As imagens que compõem o livro são belíssimas, pois mostram um pouco da vida de Ganesha e me fizeram viajar no tempo. Sempre aprendi que imagens falam ‘’por mil palavras’’, principalmente se retratam uma época onde as tradições eram tão representativas e respeitadas.

O autor fala que o equilíbrio é necessário em nossa vida, principalmente em relação à família, tempo pessoal, trabalho, criatividade assim como, relacionamento e prática espiritual, mas que nem sempre o que planejamos acontece.

É verdade, porém acredito que um  bom planejamento deva conter aquela ‘’margem de segurança’’, porque, não podemos arriscar além das nossas possibilidades. Não é verdade?

Ele menciona que os obstáculos ‘’muitas vezes’’ nos desafiam a seguir. Por isso, clareza e perseverança são necessárias para seguir em frente.Bem, eu colocaria também fé para superar dias de ‘’tempestades’’, acreditando que nunca somos desamparados e determinação para não deixar que colocações tais como: ‘’você não vai conseguir’’ ou ‘’você não é capaz, portanto desista.’’ seja um ‘’freio’’ para a nossa caminhada.

Confesso que, já fui até o ‘’fundo do poço’’, mas superei meus medos mais avassaladores e cheguei ao topo com aquela sensação de ‘’superei a mim mesma’’ e tirei duas lições daí.Quais?

A primeira de não deixar ser definida pelos meus equívocos e saber reconhecer os meus erros, seguindo com a vontade de tentar novamente e não deixar ser destruída por eles.

E, por fim, sair mais fortalecida do aprendizado que recebi, pois tudo é aprendizado. Vitorias e derrotas, conquistas e decepções. Sim, sim devemos aprender a levantar a cada queda, de cabeça erguida, não como superior, no entanto com a humildade de ‘’eu posso tentar novamente’’.

 Enfim,aqui mais um ensinamento de Ganesha é que cada estágio da nossa vida tem o seu tempo para acabar e que que escolhas que fazemos na vida determinam o caminho a seguir.

Sim, acredito tanto que, um dia conversando com uma amiga pelo ‘’zap’’, disse a ela: ‘’Não arrisque e sim faça escolhas’’. E ela perguntou: "Existe diferença?" É claro que sim! Arriscar é dizer não tenho nada para perder. Se der certo, deu e se não der, não deu. Daí , as decepções e as perdas serão muito sofridas e poucos conseguem aceitar com consequências de uma ação impensada.Não é verdade?

Agora fazer escolhas é bem diferente pois, o significado é ‘’já escolhi, porque acredito que seja o melhor para mim. E, neste caso, recomeçar ou fazer uma nova escolha não nos anula para os grandes desafios.

Pois bem,deixo aqui um vídeo da história do nascimento de Ganesha que encontrei durante minha pesquisa pelo Google e que vai deixar o bate-papo de hoje bem espiritualizado.


                                          https://youtu.be/eKwWnHDR4Ro
Bjs,
Alda

 *Imagem: Amazon.com.br