sábado, 3 de janeiro de 2015

Livro: Michelangelo.




Este livro, ’’Michelangelo’’, faz parte da coleção ‘’Grandes Mestres’’, lançado ano passado pela editora Abril.

Escolhi falar hoje sobre Michelango, aqui no Blog Diário das Gêmeas Paraenses, pela importância da sua obra-de-arte.

Essa coleção antes de tudo é uma ‘’viagem ao universo dos maiores nomes da pintura de todos os tempos.

Segundo o historiador Lombardo Paolo Giovio, o mestre florentino Michelangelo era ’’um gênio’’, porém tinha uma personalidade ‘’rude e selvagem’’, já que não admitia ter alunos ou discípulos.

 Estava sempre disposto a retratar a alta burguesia urbana, sendo obediente à política e ao mecenato de Lourenço de Médici.

Escolhi uma de suas pinturas para tentar compartilhar, o que aprendi!

Vamos lá!

Bem, escolhi ‘’Tondo Doni’’, já que é a capa do livro e porque é cheia de significados tendo a família como tema central.

Obra feita no ano de 1500, por encomenda de um cidadão florentino chamado Angolo Doni.A obra foi feita a um tondo, que significa um quadro em formato redondo.

A obra retrata a Virgem Maria, que ergue o menino para entregar a José. Essa obra fez com que Michelangelo lançasse as bases do maneirismo, que é caracterizado pela composição da Sagrada Família como ‘’um conjunto escultório no centro do quadro’’, tendo a Virgem aparecendo no primeiro plano, algo novo na época.

Provavelmente, era um simbolismo do Novo Testamento, ‘’sobrepujando a era pagã’’... Seria o batismo.

Se você observar, existe um muro atrás que representava aos olhos de Michelangelo a divisão entre o presente e o passado, fazendo alusão ao pecado original.

Um livro cheio de lindas retratações de suas pinturas!

Dica de hoje!

Bjs,
Alda