terça-feira, 15 de agosto de 2017

Eu conheço minhas reações?


Na verdade, será que alguém é capaz de dizer: ‘’Eu conheço minhas reações?’’ Será? Bem, eu tenho um leve conhecimento das minhas possíveis reações, mas não tenho a certeza absoluta de como vou reagir.

Ficou confuso meu pensamento? Vou dar um exemplo: Já fui assaltada por 2 vezes e uma tentativa. O primeiro assalto foi feito por 3 meliantes adultos,o segundo uma tentativa que não deu certo, e por fim, por uma criança aproximadamente com 13 anos de idade.

A minha primeira reação foi ficar parada em silêncio e vendo minha bolsa sendo levada com celular e relógio. No segundo, eu argumentei com o assaltante que não tinha o celular e ele acreditou (o que era mentira) e por último a criança levou uma bolsa só com o meu jaleco, sombrinha e garrafa de água (ele nem desconfiava que a outra bolsa estava nas costas).

Pois bem, reagi de forma diferente em cada assalto. Confesso que, do primeiro ao último, me surpreendi com minhas reações, principalmente no último, pois corri atrás da criança, de tão indignada, mesmo sabendo que meu celular e dinheiro estavam comigo.

O fato é que, no meio do caminho parei e ‘’acordei’’. "Que doideira’’, pensei, ele não levou nada de valor e estou correndo atrás dele e voltei correndo para casa.

Bom, este é um dos exemplos para dizer que hoje dominei o medo de sair de casa, já que fiquei muito assustada, pois ele estava com um facão na mão direita e o elevou à altura da minha cabeça e estava determinado a agir, porque, ele com sua voz deixou claro: "Passa a bolsa ou te furo!’’.

Enfim, depende da situação. É impossível (no meu caso), prever a reação que vou ter, pois entre argumentar que não tenho um celular para entregar e sair correndo atrás do meliante basta o ‘’estado de espírito’’ do momento. Por isso, só espero dominar meu ímpeto de reagir, já que a vida possui muito mais valor que os bens materiais, daí é preciso agir com a razão e não com a emoção.

Uma perguntinha:

Reagir,argumentar ou ficar em silêncio em situações assim ? 

Bjs,
Alda de Cássia 

* Imagem: Pinterest.com