domingo, 8 de julho de 2018

Sete passos para vencer o medo do palco







"Qual é o maior medo das pessoas? Problemas financeiros, doenças, solidão, morte? Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que falar em público é um dos mais citados entre as pessoas e o que mais as aflige. Controlar o medo do palco é um grande passo na preparação para falar a um grupo de pessoas. Não se pretende, porém, que com essa atividade, este seja totalmente eliminado, mas pode ser reduzido. Eis os 7 passos que as pessoas devem adotar para atingir o objetivo de vencer o medo do palco.

1. Reconheça que você não é o único

Grandes nomes como, por exemplo, o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o diretor Orson Welles e o ex-presidente norte-americano Eisenhower, esfregavam as mãos insistentemente antes de uma apresentação e mostravam-se extremamente nervosos antes de falar em público, portanto, não se preocupe, você não está só. Essas são pessoas que reconheciam a necessidade de aparecer em público e enfrentaram seu medo.

2. Somos mais confiantes do que sentimos

Experimente perguntar a um amigo se você parece nervoso ao praticar um discurso. Muitas vezes vemos que o nervosismo que sentimos não é observado por aqueles a quem falamos, apenas temos a sensação de que todos estão percebendo esse nosso medo e ansiedade.

3. A experiência ameniza a ansiedade

Depois que tiver feito alguns discursos e ver que o medo do insucesso não se concretizou, a auto-estima e a tranqüilidade em cima do palco aumentam, o que facilita a condução da palestra ou discurso nas próximas oportunidades.

4. Interaja com a platéia

A maioria das pessoas que está na platéia esperam ouvir algo interessante vindo do palestrante. Eles estão lá para ver o sucesso do apresentador. Brinque com eles, faça perguntas, interaja, mas nunca perca o foco. Essa descontração, além de fazer com que a palestra torne-se mais interessante e compreensível, permite que os espectadores não percam a atenção e os envolva no assunto tratado.

5. Concentre-se no foco da palestra

Ao concentrar-se nas idéias, na importância e na relevância do que diz para o público, o palestrante incrementará o controle e reduzirá o nervosismo no palco.

6. Controle seu nervosismo

Não há uma razão válida para tentar conter o nervosismo. Deixe-o em paz. Algumas saídas para trabalhar com ele são falar com os outros sobre assuntos engraçados, respirar fundo e fazer exercícios de descontração que lhe ajudarão a manter a calma.

7. Ensaie muito e repita a apresentação muitas vezes

Se você tiver treinado e preparado para apresentação, o nervosismo não estará presente quando subir no palco. A preparação o auxiliará a sentir-se confiante e todo material estudado será fixado em sua mente. Portanto, ensaie com o tempo cronometrado insistentemente que fará um discurso tranqüilo quando for para valer."

Autora: Eliane Mesquita é Diretora da In Mind, empresa especializada em desenvolvimento humano, comportamento e neurolingüistica.

*Pesquisa para o blog: Vitória de Cássia 
*Imagem: Google