domingo, 10 de abril de 2016

Cale a boca!





Quantas vezes você já ouviu essa frase ofensiva? Eu já, algumas vezes! Por que será que algumas pessoas falam, ou melhor, gritam; ‘’cale a boca’’?. Será, talvez, para impedir que o outro fale o que pensa? Será que a pessoa está tão agoniada com uma situação e que não consegue pensar e responder ao mesmo tempo para a outra?

Eu também já ouvi, porém, outras frases nestes possíveis momentos de ‘’alto estresse’’ como: ‘’Não quero mais ouvir um piu. Vá logo para o seu quarto!’’, ‘’Quem manda aqui sou eu!’’ ou ‘’Égua do pequeno mexilhão. Larga isso já’’.

Sim, ouço de adultos dizendo para os seus filhos ou sobrinhos e vejo o quanto isso pode afetar a autoestima no futuro desta criança. Sim, até porque a pessoa que profere não está chamando atenção, ela está coagindo, desrespeitando aquele ‘‘ser em formação’’. Que valores estão sendo repassados?

A criança provavelmente crescera insegura, temerosa de contrariar os seus pais ou o outro. Poderá ser agressiva em ações e palavras com outras crianças na escola ou nas brincadeiras com outras crianças.

Ontem, ouvi uma mãe dizer o ‘’cale a boca’’ para a sua filha, que tentava dizer que ela não queria atravessar a rua naquela hora com medo de ser batida por um carro. Reação da mãe : "Cale a boca!‘’ E a reação da filha: ficou irritada e baixou a cabeça.

É preciso repensar antes de falar! Entre o certo e o errado existem palavras de alerta e não gritos de críticas. Somos diferentes no agir e no pensar, até porque não somos máquinas programadas a colocar ‘’acento automático nas letras’’.

Bjs,
Alda