quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Substituir alimentos refinados por integrais faz bem para a saúde





Valor calórico é quase igual, mas integral é mais nutritivo e evita doenças.

Especialistas explicam como fazer trocas para manter uma dieta equilibrada.

Os alimentos refinados e integrais têm praticamente o mesmo valor calórico, mas há uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um deles.

Os integrais têm muito mais nutrientes, minerais e fibras e podem reduzir o risco de doenças do coração, AVC, infarto, diabetes, obesidade e até mesmo câncer, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Nádia Rocha Brito no programa "Bem Estar".

O valor nutricional do integral é maior porque, durante o processo de refinamento dos alimentos, grande parte dos nutrientes é perdida - principalmente no caso do farelo e do gérmen (trigo), que são retirados nesse procedimento. Por isso, uma alimentação com integrais é muito mais saudável e nutritiva do que uma alimentação com refinados.

É preciso mais atenção com os carboidratos que, de preferência, devem ser integrais para prevenir danos à saúde.

Diversos alimentos do dia a dia podem ser substituídos, como o arroz, a farinha de trigo, a farinha de milho, o pão, o macarrão e os biscoitos. Geralmente, as pessoas não gostam do sabor dos integrais, por isso preferem os refinados - porém, a chef de cozinha Tatiana Cardoso tem uma dica de receita para deixar o arroz integral mais saboroso.

Cereais integrais também são boas opções para a dieta porque são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas, nutrientes e minerais. A ingestão de fibras, inclusive, é boa para limpar o organismo já que elas não são absorvidas no intestino. Fora isso, as fibras dão maior sensação de saciedade e fazem a pessoa comer menos. No programa, a nutricionista Nádia Rocha Brito deu uma sugestão de receita de uma farofa integral; veja abaixo como preparar.

Farofa integral
*receita da nutricionista Nádia Rocha Brito

Ingredientes:
- 100 gramas de linhaça
- 500 gramas de amêndoa
- 100 gramas de semente de girassol

Preparo:

- Bata tudo no liquidificador
- A farofa pode ser colocada em frutas e alimentos salgados
- Com a adição dessa receita nas refeições, a alimentação ganha grande quantidade de fibras


*Imagem:Eu preciso emagrecer 
*Pesquisa para o Blog Diário das Gêmeas Paraenses: Vitória de Cássia