segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

''Faça uma pesquisa pelo menos de 5 anos em artigos mais atuais''

Bem, recebi esta sugestão de um colega de trabalho, o Dr.Rafael quando mostrei um livro sobre cardiologia: ''Faça uma pesquisa pelo menos de 5 anos em artigos mais atuais'' quando mostrei um livro sobre Cardiologia: ‘’Terapia Intensiva Cardiologia’’, do Dr. Elias Knobel, que é formado pela Escola Paulista de Medicina, com especialização em cardiologia que foi lançado pela editora Atheneu.

Por que compraria um livro sobre Terapia Intensiva de Cardiologia? Na verdade, sempre na minha vida gostei de desafios. De tudo que me leva a conhecer mais e mais sobre aquilo que desconheço, no caso sobre ‘’arritmias cardíacas’’ e ‘’ Taquicardia Atrial Paroxística’’.

Pois é, neste caso, hoje, é um compartilhamento ‘’muito pessoal’’, pois em 2012 tive uma taquicardia atrial paroxística e tive a conclusão final de um teste ergométrico: arritmia cardíaca.

Hoje, falo com muito bom humor sobre o que aconteceu naquele dia, ou melhor, mesmo naquele momento me surpreendi, pois não fiquei nervosa ou desesperada e sim com excelente senso de humor.

Hummm? Verdadeee...Quando o Dr.Mário me retirou da esteira bruscamente ao ver meus batimentos cardíacos em 225/min no monitor, percebi ali que era algo sério, até porque na parede tinha um gráfico que indicava que acima de 200 batimentos era pontuada como alto risco.

Na hora, o doutor dizia: ‘’Alda...Respiraaaaa!!’’ eu dizia: ‘’Estou respirandoOOOO’’.Ele insistia para respirar e por três vezes, falou alto e, já no ultimo pedido, me rendi: ‘’Não sei mais respirarrrr...’’’

O que aconteceu? Todos ali ficaram rindo e ele pediu para suspender todos os exames que faria e ficou massageando o meu pescoço na área sensível à artéria carótida.

E por não conseguir êxito, pediu para chamar o nosso pai que estava na sala ao lado enquanto pedia para uma enfermeira fazer com urgência uma medicação.

Sabe o que falei na hora? ’’Doutor, não posso ainda morrer, minha missão na terra não acabou e além do mais tenho 10 prestações do meu celular que comprei nas Lojas Americanas para pagar''.

Mais uma vez, todos ali começaram a rir e o doutor Mário com aquele ar tenso e preocupado sorriu. Daí, vi que não havia chegado a hora... Graças a Deus e à equipe do Hospital Porto Dias, principalmente ao doutor Mário.  

Aqui deixo alguns links sobre as pesquisas que fiz neste final de semana e alerto a necessidade da busca de um cardiologista quando você perceber que seus batimentos cardíacos estão ‘’diferentes do normal’’.

 Enfim, deixo o meu testemunho que naquele dia ‘’renasci’’ e hoje sou apaixonada pela vida e até digo que sou muito agradecida a Deus por ter vivenciado ‘’o pior dia da minha vida’’, mas o valor que dou a minha vida, à vida da minha família, dos meus amigos e até dos meus pacientes, é infinita. Por isso, tenho certeza que minha missão ainda não terminou e hoje ser uma pessoa melhor para mim e para o meu próximo. Foi o meu compromisso firmado com Deus quando já indo para casa abraçada ao meu pai fiz meus votos de gratidão e devoção.

P.S: Hoje fui verificar e faço 7 anos que ‘’renasci’’... #GratidãoaDeuseternamente.

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Frases para Instragam

Links: 

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/taquicardia-atrial-paroxistica/30370

https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=118

https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/extrassistoles-ventriculares-em-salvas-e-taquicardia-ventricular-sao-a-mesma-coisa

https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/doencas-sintomas/arritmias

https://minutosaudavel.com.br/arritmia-cardiaca-o-que-e-sintomas-tratamento-tem-cura/

https://www.raciociniocristao.com.br/2015/04/ciencia-comprova-cura-atraves-oracao/