terça-feira, 15 de janeiro de 2019

PAI - Sua presença deixa seu filho mais esperto

Ao ler este artigo na Revista ‘’Crescer’’, lembrei de que um dia falei durante minha palestra e intervenção terapêutica na Maternidade do Hospital onde trabalho: ‘’Depois que o (a) filho (a) nasce, o amor da vida da mamãe agora é o filho (a) não mais o papai...’’e antes de falar o complemento um pai jovem olhou espantado em minha direção enquanto os outros acompanhantes e mamães começaram a ri.


Bem, o que fiz? Dei continuidade na frase anterior é disse: ‘’Mas, o homem mais importante na vida do filho (a) é o papai!’’. Ele sorriu e deu um suspiro aliviado. Por isso, quero compartilhar este arquivo com você!

Vamos lá!

A seção é ‘’Primeiras palavras – Só para pais’’.Inicia com a seguinte pergunta: ‘’ Você participa ativamente do dia a dia de seu filho? E de imediato a resposta é que participar provoca um melhor comportamento e pode deixá-lo ‘’’mais inteligente’’ e a comprovação vem de uma pesquisa feita em Universidade no Canadá.

A faixa etária das crianças eram entre 3 e 5 anos e depois novamente entre 9 e 13 anos de idade.O que foi comprovado na pesquisa?Que a habilidade dos pais é importante para estabelecer limites, assim como ajudar a estruturar o comportamento dos filhos de forma positiva.

A presença do pai estimula principalmente o raciocínio lógico-matemático, a construção de relações entre objetos concretos e a noção espacial segundo Aparecido da silva, que é professor do departamento de Psicologia da USP de Ribeirão Preto, São Paulo.

Ah! Ainda foi comprovado que o pai não precisa morar com os filhos para que as crianças sejam mais espertas. Sendo assim, o que é importante é o envolvimento com eles quando estão juntos.

Bjs,
Alda de Cássia

* Imagem: Hospital e Maternidade Santa Joana