quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Heróis do Esporte Brasileiro - Os ídolos que levaram o Brasil ao alto do pódio.



Hoje vou falar de um livro que vem resgatar a nossa história de sucesso e conquistas no esporte brasileiro: ’’Heróis do Esporte Brasileiro"- Os ídolos que levaram o Brasil ao alto do pódio’’, de Eduardo Costela, Fundação Casper Libero, da editora Europa.

Na apresentação, Eduardo Costa informa: ’’Neste livro, destacamos 52 desses heróis. Os critérios usados para a escolha dos nomes, foram os mais objetivos possíveis. Campeões olímpicos e mundiais de suas categorias estão representados. No caso de esportes coletivos, ressaltamos atletas que pudessem servir como símbolos maiores de uma conquista - no futebol, por exemplo, os perfis de Pelé e Garrincha representam os grupos campeões de Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970’’.

 Bom, antes de qualquer coisa, cito o grande jogador brasileiro desta Copa do Mundo, o nosso David Luiz, um guerreiro que levou muitos brasileiros, até eu e a mana a ‘’chorar" a perda da Copa, mas, mesmo assim ter orgulho de sermos brasileiras’’.

Pois bem, vamos lá ao que interessa (rs).Que belo livro!Ricamente ilustrado. No Atletismo há o reconhecimento a Adhemar Ferreira da Silva, Nascido em São Paulo, em 1927. Tendo como principais títulos: ’’Ouro na Olimpíada de Helsinque- 1952 e de Melbourne- 1956 e ouro nos Pan-Americanos de Buenos Aires- 1951 Cidades do México-1955 e Chicago-1959.

Era aclamado como o maior atleta Olímpico. Para ajudar nas despesas em casa, começou logo a trabalhar. Mas, como o autor diz, este tripista tinha uma paixão... O esporte!Tentou ser jogador de futebol, mas com os seus 19 anos chegou ao atletismo.

Não posso deixar de dizer que, Adhemar foi ator da peça ‘’Orfeu da Conceição’’ e, depois do filme ‘’Orfeu do Carnaval’’, em 1962, na qual venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro....Ops,ele foi também colunista do ‘’jornal última Hora’’.

O certo é que, nomes como João do Pulo e Maurren Maggi,no Atletismo; no automobilismo: Ayrton Senna, Emerson Fitipaldi e Nelson Piquet; no basquete Hortência, Janeth, Oscar Shmidt e Paula; na natação:Cesar Cielo, Fernando Scherer, Gustavo Borges e Ricardo Prado. Entre outros atletas consagrados e reconhecidos Nacional e Mundialmente, que estão neste livro.

Nossa indicação de hoje!

Vale a pena ler e prestar reconhecimentos, a estes heróis brasileiros.

Bjs,

Alda de Cássia