quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Livro: "Debaixo de uma Cerejeira" Histórias contadas no Japão


Que interessante este livro: Debaixo de uma Cerejeira – Histórias contadas no Japão. Foi escrito por Katian Canton, possui mais de 40 livros para adultos e crianças,tendo recebido vários prêmios no Brasil e no exterior.

As ilustrações, que tão bem realçam as histórias contadas, são de Luiz Hermano, que hoje trabalha com objetos e esculturas em metal. Foi um ‘’casamento literário‘’ perfeito. O livro foi lançado em 2010 pela editora DCL.

Sobre o que fala o livro? Das tradições e culturas do Japão. Neste caso, este livro vem compartilhar alguns contos milenares. Onde ‘lá no ano mil’’, um homem para conquistar uma mulher deveria contar uma história para ela.Simples assim? Não, deveria ser contada no escuro.

Como saber se ele estava contando para uma moça? Ela permitia que ele pegasse em seus longos cabelos, mas que ficavam presos em forma de ‘’coque’’, pois as moças naquela época não poderiam expor suas imagens.

O certo, é que o homem só conseguia namorar e depois casar com sua pretendente, se ela gostasse das histórias contadas.No caso aqui em questão, o jovem Fugiwara queria conquistar a linda Tadawari.

Ele contou 4 contos ’’O melão mágico’’, ‘’A garota que veio do céu’’, ‘’As raposas’’ e ‘’O homem que amava muito sua esposa’’. Só nesse último conto foi que o jovem teve a certeza de ter sido escolhido, pois nos primeiros raios da manhã, ela lhe ofereceu um chá.

Na tradição de Kioto do ano 1000, isso ‘’significava casamento" e assim ocorreu. Da união nasceram duas crianças e como em todo conto de fadas, eles foram felizes para sempre.

Super dica de leitura!

Bjs,

Alda