domingo, 23 de dezembro de 2018

Os rins pedem exercício? Será que previne a formação de pedras nos rins?





Você sabia que atividades físicas regularmente ajudam a evitar doença renal crônica e até cálculos? Pois é, está na revista "Saúde é vital." Que interessante! Não é mesmo? Sabemos ou deveríamos saber que quando ingerimos pouca água a chance de ter pedras nos rins é real.

No hospital, onde trabalho forneço informações sobre saúde, até porque sabemos que qualidade de vida também passa por cuidados com a saúde e é preciso promovê-la e conhecer a causa do possível adoecimento.

Vamos lá!

O texto é de Theo Ruprecnt e as ilustrações são de Erika Onodera com o design de Fernanda Didini.Bem, no Pubmed, que é um site do governo americano, é possível ler artigos de pesquisas muito interessantes.

Segundo Nestor Schor, nefrologista da universidade Federal de São Paulo, os estudos e pesquisas são recentes. Tanto que, em um hospital na Turquia foi comprovado que pessoas mais ativas possuíam uma função renal mais preservada.

E sabido que a hipertensão e a diabetes causam lesão os rins. Por isso, uma dieta balanceada feita por uma nutricionista, acompanhamentos e exames periódicos, são fundamentais para detectar precocemente problemas renais.

Você sabia que os rins influenciam na saúde do coração? Pois bem, eu não sabia e agora consigo entender, porque o cardiologista sempre pede exames de urina e outros relacionados ao bom funcionamento  renal.

Será que fazer atividades físicas previne as pedras nos rins? Bem, segundo a Universidade de Washington, nos Estados Unidos...Sim! Os riscos são de até 31% menores de ter a formação das pedras.

Enfim,vamos nos exercitar, "manas e manos", já que, pedras só possuem valor em construção civil! ( rssrs)

Bjs,
Alda de Cássia
  
 * Imagem: Jornal O Globo