sábado, 22 de outubro de 2016

Livro:Romântico,Sedutor e Anarquista - Como e por que ler Jorge Amado hoje



Confesso, que não pensava que gostaria tanto de ler sobre o brasileiro Jorge Amado, principalmente neste livro: ‘’Romântico, sedutor e anarquista – Como e por que ler Jorge Amado hoje’’,mas gostei!

A autora é Ana Maria Machado, que foi lançado pela editora Objetiva, em 2006. Comprei-o em um Shopping aqui em Belém, em uma promoção. Amo promoções de livros! Ah! Mesmo que não tivesse, eu o compraria! rs)

 A vida de Jorge amado é retratada de forma muito acessível, ou seja, de uma forma encantadora, onde Jorge Amado publicou seu primeiro romance, antes dos seus 20 anos de idade.

Suas obras foram criadas dentro do contexto que vivia e sobre o olhar que tinha da realidade. A autora até diz que ele gostava de estar no ‘’meio da sua gente’’.

Jorge Amado foi para o ‘’Cenário da cultura popular’’. Seu ouvidos eram atentos e seu olhar era ‘’agudo’. Por essa razão, criou personagens com tanta personalidade, já que era solidário e  sensível à dor do outro.

Ele usava a expressão ‘’ romance de massa’’, o que não é o mesmo de ‘’cultura de massa’’. Como assim? Ah! Ele escrevia para muita gente e gostava de ser visto dessa forma simples.

Ops! Um fato interessante. A autora fez uma pesquisa sobre a vida deste grande escritor baiano e leu todos as suas obras-primas. A autora deu um curso sobre Jorge Amado na Universidade de Oxford, no final de 2005.

Enfim, a autora menciona que suas obras são hoje clássicos da literatura, entre elas: ‘’A tenda dos milagres’’, ‘’Capitães de Areia’’, ‘’Gabriela, cravo e canela’’, entre outros.

Ah,quero deixar algumas ''pérolas'' ditas por ele : 


  • ''A poesia não está nos versos, por vezes ela está no coração. E é tamanha. A ponto de não caber nas palavras. (www.pensador.uol.br) 

  • '' A liberdade é como o sol.É o bem maior do mundo '' (Livro de cabeceira) 

  • ''Prefiro ser odiado por quem sou do que amado pelo que não sou''

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda

*Google