sábado, 8 de abril de 2017

Pneumoultramicroscossilcovulcanoconiótico


*Imagem*


Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa? 

’Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico’’. Isto mesmo! Esta é a maior palavra da língua Portuguesa, com 46 letras.

Na Revista Língua Portuguesa da editora Segmento, encontrei este artigo muito interessante sobre o titulo: ’’Ao pé da letra’’.

Confesso que conferi 3 vezes ao escrevê-la, já que um erro a deixa sendo a menor palavra ou a maior ainda não registrada, caso acrescente uma letra a mais(rs).

O significado desta palavra é o ‘’estado de quem sofre da doença causada por cinzas de vulcão’’. Traduz um neologismo criado por Everett M. Smith, da National Puzzler´s Leagne.



Fui atrás deste tal’ ‘ neologismo’’(rs).Correndo para o ‘’pai dos burros’’ como dizem, encontrei o seu significado no Dicionário Escolar Língua Portuguesa, Michaellis:’’Palavra criada na própria língua ou adaptada de outra...’’.

Bom, já a palavra "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico’’é uma doença chamada silicose, que também fui pesquisar e encontrei este significado:

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é a versão em língua portuguesa de pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, palavra criada por Everett M. Smith presidente da National Puzzlers' League para que fosse a maior palavra da língua inglesa. Ela é sinônima de silicose, que significa "uma doença pulmonar causada pela inalação de  de sílica muito fina, que causa inflamação nos pulmões".

 Palavra
Significado da palavra
Idioma de origem
Palavra de origem e seu significado
pneumo
pulmão
grego
pneumon = pulmão
ultra
além
latim
ultra = além
microscópico
muito pequeno
grego
microscópiomikros = pequeno, skopein = examinar
sílico
vem de silícioelemento químico presente no magma vulcânico
latim
silíciosilicium/silex = pedra dura ("seixo")
vulcano
vindo de um vulcão
latim
vulcãovulcanus = deus do fogo e da metalurgia
coniotico
doença causada por inalação de partículas de poeira em suspensão no ar
kónis = poeira

Estes dados estão em: 

Caso você queira saber mais sobre a sua origem.

Opsss! Antes de terminar o nosso ‘’momento Tele-Gêmeas Paraenses’’(rs), cito que o artigo ainda informa que antes desta palavra existia uma outra também grande só que com 29 letras e que era considerada a maior palavra  da língua portuguesa:

Anticonstitucionalissimamente’’ : significado é de modo muito anticonstitucional .


Você conhece outra palavra com mais de 46 letras?Pode até ser com 40 letras,ok?

Bjs,
Alda 


*Imagem: You Tube