domingo, 27 de julho de 2014

Pressão Alta do Jaleco Branco.


Na Revista Saúde, da editora Escala, existe um artigo cujo titulo é: ’’Pressão Alta do Jaleco Branco’’, de Marco A. Janandi que é Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Medicina da Família.

Pois bem, dizer que o achei interessante é pouco (rs), até porque, como sou Terapeuta Ocupacional e trabalho com jaleco, identifiquei-me com o assunto.

Ah, você pode até estar se perguntando: ’’Por que ela sempre escreve que é Terapeuta Ocupacional? Acertei? Sim ou Não? Confesso que, dizer que sou Terapeuta Ocupacional, não me faz melhor do que ninguém, mas, infelizmente muitas pessoas ainda desconhecem a profissão.

Costumo ouvir dos meus pacientes referindo-se a mim em uma ligação telefônica: ’’Ah, estou falando com a doutora que é Fisioterapeuta Ocupacional!’’ ou ‘’Terapeuta Ocupacional ocupa as pessoas?’’... Misericórdiaaaaaaaaa!!(rs)

Um dia, prometo falar sobre a Terapia Ocupacional e o papel do terapeuta ocupacional. Aguardem!!! Bem, vamos lá quanto ao artigo...

No artigo ‘’Médico na Família’’, Marco fala de pessoas que possuem o aumento na pressão arterial, quando se deparam com pessoas usando jaleco branco.

Segundo ele, ’’O que acontece é que a pessoa fica mais tensa na presença do médico e a pressão sobe’’. Ele indica o controle caseiro da pressão, porém, com a necessidade de procurar acompanhamento médico periodicamente.

Ele dá dicas deste controle caseiro, antes de verificar a pressão arterial: ’’Você não deve ter se submetido a esforço físico, nem se alimentado, fumado ou mesmo ter sentindo o estímulo para evacuar ou urinar. Meça a pressão e, numa folha de papel, anote a data, a hora e o valor da pressão...’’.

Vou contar uma história ocorrida com o nosso pai em relação a este fato. Em uma noite dessas, já estava deitada, quando o nosso pai chegou até a porta do meu quarto e disse que não estava se sentindo bem. Havia tomado o remédio para pressão. Estava sentindo-se muito mal. Ele chegou a verificar estava 22 X 10. Bem alta por sinal !

Arrumei-me e chamei um táxi. Ele estava mais calmo!Peguei a ficha e fomos ao posto da  emergência. Como era madrugada, ele foi logo atendido.Verificou-se a pressão e estava 20x6.Ele ficou tenso quando o médico chegou e perguntou o que ele estava sentindo...Vi em sua fisionomia sua preocupação.

Nosso pai teve um infarto há cerca de 5 anos tendo ficado na UTI por cerca de 1 semana, o que o fez temer novo infarto.Pois bem,voltamos para casa após ele tomar o seu ‘’lasix’’. Para quem não conhece é uma medicação em que o paciente ‘’urina muito’’ para baixar a pressão arterial.

Percebi nesse dia o seu medo quando vê alguém de jaleco branco... Esse artigo veio bem a ‘’calhar’’ no nosso bate-papo de hoje. Não é mesmo?

Tchau, até amanhã!

Bjs,

Alda