quarta-feira, 26 de julho de 2017

LIVRO: Superar a dor do luto.

Dica de leitura: ’’Superar a dor do luto’’. É da editora Paulinas, e senti a necessidade de compartilhar hoje, com vocês, este belo livro de conforto e esperança diante da perda de um ente tão amado.

O escritor é do Dom Messias dos Reis, que nasceu em Passos, em Minas Gerais. Por ter trabalhado em muitas paróquias, ele teve oportunidade de aconselhar muitas pessoas diante do luto.

Olhem que bela introdução de Dom Messias, que faz questão de colocar alguns trechos:

‘’A dor do luto é como um viajante que necessitando de hospedagem a encontra, mas não permanece para sempre nela.

Quando o viajante vai embora, se sua presença foi marcante, ficam as suas lembranças. Todas as pessoas mais cedo ou mais tarde tornam-se hospedeiras da dor do luto, sentimento esse que desconcerta a pessoa e insiste em permanecer no seu interior.

Uma vez que o luto chega, sua dor vai aumentando como uma ferida não curada. Cada palavra, atitude ou objeto que faz recordar a pessoa falecida é como mexer na ferida, mas, ao mesmo tempo, é como colocar um medicamento que faz essa ferida doer, mas com a intenção de curá-la. ’’

Que bela reflexão e simbolização de Dom Messias sobre a dor do luto.

O livro também fala sobre aprender a lidar com o luto, morte não é aniquilação, mas transformação; os estágios de superação do luto, o sentimento de saudade, entre outros.

Terminei de ler com uma paz de espírito tão grande, que me senti na obrigação de compartilhar com vocês e indicar esta confortante leitura aos enlutados.

Vale a pena ler na integra!

Bjs,
Alda de Cássia