sábado, 20 de dezembro de 2014

Livro: Lendas Brasileiras- Norte, Nordeste e Sudeste.





Neste livro: ’’Lendas Brasileiras- Norte, Nordeste e Sudeste‘’, é da autoria de José Arrabal, com ilustrações de Sérgio Palmiro, da editora Paulinas.

O autor, brilhantemente fez um livro com uma bela e rica pesquisa de lendas de cada região: ‘’A Matintapereira ‘’e a ‘’A História do Japim’’, da região Norte; ‘’Quinca Seco e a Mãe-D´Água’’  e ‘’A serpente Encantadora de Jericoacoara’’, da região Nordeste;  ‘’O Anhangá e a tribo Tatu Branco’’ e ‘’A maldição do Fantasma Pé-de-louça’’ da região Sudeste.

Bem, a história da ‘’Matintapereira’’ faz parte do nosso universo infantil. Nossa mãe contava do seu jeito, essa história. E, ao ler neste livro, senti saudades daquele tempo de que as lendas nos faziam ter um ‘’medo gostoso’’(rs)
Vou colocar um pouquinho dela, aqui!

‘’ Nossa!
Que medo que eu sentia, quando ainda era garoto e a Matintapereira rondava nossa casa, no meio da noite escura, lá, em Belém do Pará!
Mesmo com a porta trancada e as janelas fechadas, tudo no cadeado era um medão sem tamanho, que não tinha pai, nem vô, mãe ou irmão mais velho que se mostrassem valentes, com coragem de sair, espantar, por para correr de lá de nosso quintal a danada da Matinta!...’’





Para os amantes de uma boa lenda, este livro é de meter medooooooo(rs).

Bjs,
Alda