quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Iogurte – Combate a gastrite.


Hoje, o assunto é gastrite, ou melhor, iogurte no combate a gastrite. Por que este assunto?Bom, entre 10 pessoas que conheço, pelo menos 7 falaram que tiveram gastrite ou que estão sofrendo os males da ‘’dor na boca do estômago’’, como ouço muita gente se referir à gastrite.

Segundo a bioquímica Maricê N. Oliveira, 70 % dos casos de doenças no Brasil são devido à gastrite, trazendo um forte impacto na vida da pessoa que sofre desta doença.

O fato é que, no corre-corre diário, acabamos nos alimentando de forma incorreta. Comemos pouco ou comemos mal, essa é a bem da verdade.

Quando você ‘’abre o olho’’, já passou a hora de se alimentar.Quando ela dá ‘’o sinal’’, você corre para comer um ‘’tapa-fome’’. E um dia vem o arrependimento ‘’da graça’’.

E o estômago como fica?Fica no ‘’pula-pula’’. Pula à hora do almoço e já jantar. Pular o jantar e já almoçar. No final das contas, sua saúde perde qualidade.

Aqui, no Pará a hora de tomar açaí é ‘’sagrada", sempre com as principais refeições ou eventualmente num bate-papo com os amigos no final da tarde.

Açaí com charque, com peixe, calabresas, salsicha com farinha d’água ou tapioca. Açaí puro, seja fino ou grosso, mas não pode faltar no prato dos paraenses.

Muito bom, mas muitos excedem é chegam a tomar um litro no almoço e outro litro no jantar.O pior que,como dizemos, ‘’na calada da noite’’ a pessoa dorme ‘’afrontada’’ e aí,’’mora o problema’’.

Mas, voltando ao artigo da revista "Saúde é Vital", da editora Abril, o texto é de Andrezza Duarte, que fala de uma ‘’famosa bactéria’’, o ‘’Helicobacter Pylori’’, que provoca ‘’incêndios graves no estômago’’segundo ela.

O artigo fala dos benefícios do iogurte, bebida láctea, contra o temido ‘’Pylori’’, falando da recente pesquisa feita por pesquisadores da Kyoto Women´s University, no Japão, quanto ao poder antigastrite do iogurte.

Muito interessante este artigo. É, para quem não sabe, a transmissão do H.Pylori é por via oral, ou por comida contaminada.


Então, lembre-se de lavar bem as mãos e cozinhar os alimentos antes de comê-los, ok?

Bjs,
Alda