Tenho orientado alguns pais
durante as avaliações das crianças para verificar se são elegíveis ou não para
os Programas do Centro de Saúde em que trabalho, que atende crianças com
Deficiência Intelectual e Múltipla.
Pois bem, tenho visto e
detectado que algumas crianças chegam com o sensorial empobrecido, devido à falta de estimulação adequada, com privação de estímulos de fato...Crianças indiferentes ao meio ou agitadas.Sem contato visual, pois estão ''esperando'' algo...Crianças que não sabem brincar...Brincar é um instrumento de aprendizado (brincar é IMPORTANTE para o desenvolvimento da criança).
Quando começo a perguntar sobre
o brincar da criança, constato que os celulares e os tabletes são utilizados
como recursos para deixar a criança ‘’quieta’’. Cadê o brincar com bola?Cadê
o brincar com a boneca? Cadê os jogos de encaixe? Na verdade, alguns pais pensam
que dar um celular ‘’top’’ ou um tablet é educativo. Não é verdade?
Nada contra os celulares e os
tabletes com jogos educativos, mas nada substitui sentar no chão com o seu
filho e brincar. Nada substitui o ‘’cuidado que a torre vai cair’’ ou ‘’ você
vai conseguir girar o pião’’.
Lembro que nossos pais
sentavam com a gente no chão e brincavam até eu e a "mana abençoada" começarmos a
abrir a boca, por exemplo. Celular? Tablet? Não existia na época e deve ser por
isso, que gostamos de jogar dominó e de jogos de raciocínio lógico... Bons
tempossss!
Lá vai pergunta: Você brincava ?
Bjs,
Alda de Cássia
*Imagem:Maternal - Uol