Lendo a revista ‘’Viva Saúde’’, descobri que o consumo em excesso de soja pode prejudicar o funcionamento da tireoide, que é uma glândula que é semelhante ao formato de uma borboleta, que em disfunção pode afetar todo o corpo.
Importante lembrar que ela produz hormônios que regulam as mínimas funções cerebrais até responsáveis pelo intestino e aparelho genital.
Vamos lá!
Ultimamente, tenho ouvido muitos comentários como: ‘’O que é ruim para a tireoide?’’ Ou: ‘’O que devo comer ou não? Existem alimentos bons para tratar a tireoide?’’ .
Aqui, então compartilho um alerta:Na revista o artigo ‘’Soja em Xeque’’, por Mariana Viktor , a soja, ou melhor, o consumo exagerado de soja, é visto como fator de prejuízo na tireoide, principalmente em mulheres com baixos níveis de iodo.
Cita que a composição da soja é de cerca de 40% de proteínas, 20% de lipídios (óleo), 5 % de minerais e 34% de carboidratos (açucares como glicose, frutose e sacarose; fibras e os oligossacarídeos, como rafinose e estaquiose)
Segundo a nutricionista Andreia Naves, que também é membro do Institute for Funcional Medicine (EUA), a desordem na tireoide é aumentada com o consumo exagerado de soja, já que a soja possui isoflavonas (daidzeina e genisteina), que são fito-hormônios semelhantes ao estrógenos.
E como sabemos, o aumento de estrógeno, que é o hormônio feminino, pode provocar prejuízos na tireoide, mas não podemos esquecer que são hormônios sexuais importantes para o organismo.
Enfim, tudo que é exagero é prejudicial a saúde. Por isso, é preciso ter cuidado com relação ao uso de alimentos, pois o que poderia ser saudável acaba sendo ‘’letal’’ para a saúde.
Alda de Cássia
*Imagem: Revista Saúde