sábado, 21 de março de 2020

Mico: A arara e eu

Túnel do tempooooo...Recordar é voltar aos micos(rs)

Túnel do tempo




Agora vou contar mais uma história de meu passado ‘’miqueiro’’(rs) Quando fui visitar minha tia Fátima em Brasília, minha mãe resolveu enviar-lhe uma ‘’arara’’. Seria a forma que ela teria de enviar um pouco de Belém do Pará para ela. 


Pensem... Eu e a arara de miriti ("Produto tropical extraído de nossas matas, várzeas e beiras dos igarapés, a palmeira MAURITA FLEXUOSAL recebe o nome vulgar de MIRITIZEIRO ou BURITIZEIRO) no avião. Pensaram? Eu passei uma semana... Pensando! (rs) Naquela época, eu não era muito ‘’descolada’’(rs) como sou hoje.Tinha lá os meus ‘’melindres’’ e não curtir muito. Ah, se fosse hojeeeee...(rs)

Bom foi assim...

Fui ao comércio comprar a arara. Nossa mãe disse que teria que ser nem muito grande, nem muito pequena. E agora? Bom, lembrei-me de uma casa que vende produtos regionais aqui em Belém.

Quando cheguei em casa.Minha mãe disse:’’Tu sempre és exagerada. Quero ver como vais levar dentro do avião?’’... Mãe é mãe só troca de endereço... Rs 

Depois de alguns minutos me preparando para viajar, cheguei ao aeroporto. Assim que, entrei os ‘’olhares’’ voltou-se a quem??? Uhuuuu...Acertou...Rs

No guichê, a moça que conferia as passagens riu quando me olhou abraçada à arara. Fingi que não percebi. Era já muito para a ‘’minha cabecinha’’(rs). E segui até a esteira....


Na esteira a arara não cabia (rs). Suas dimensões não passavam pelo raio X. O rapaz tentou, tentou, tentou e nada. A arara ficou de cabeça para baixo, de cabeça para cima, de lado, de bruços e nada. E haja juntar gente perto. Eu tentava não rir, ou melhor, ria toda envergonhada porque a fila estava aumentando.

 Um senhor gritou: ’’Deixa a moça passar, a arara não tem drogas’’. E outro também disse: ’’Sacode pra ver se tem muamba e deixa passar’’. Veio um senhor e ai não sei como conseguiu fazer a arara passar...e quando conseguiu, a arara foi ovacionada (rs).

Bom, depois do sufoco já estava eu dentro do avião, mas o pior tinha por vir. Minha poltrona e da minha ilustre companheira de voo era lá atrás. E quem já voou de avião sabe que o espaço é mínimo. Só sei que acabei sentando com a arara na frente. Eu com o cinto e ela com outro (rs).

 Como diz a "mana abençoada": ’’Senhor dos anéis’’ !!!

A arara chegou e eu também! (rs)


Alda de Cássia 
Arte:Vitória de  Cássia 

Fonte: www.cdpara.pa.gov.br