Bem, uma mãe que começou o
atendimento recentemente de terapia ocupacional me perguntou: ‘’Quando minha
filha vai começar a brincar com os brinquedos dela?’’.
O que respondi? Disse da
forma mais simples possível: ‘’Quando estiver pronta para pegar o brinquedo, daí
porque este é um dos objetivos, entre tantos, do Programa de Estimulação
Precoce.
De fato, uma criança de 1 mês
ainda não é capaz de sustentar a sua cabeça (controle cervical). Como pode pegar
um brinquedo (não possui coordenação visuo-motora) e no caso dela, Síndrome de
Down com ADNPM (Atraso no desenvolvimento Neuropsicomotor), com 4 meses e sem
nunca ter passado por nenhum programa de estimulação.
Sempre digo para as mães que
é preciso estar atenta a cada fase do desenvolvimento da criança. Algumas mais
já perguntaram, por exemplo: ‘’Ele chora muito o que deve ser? Já troquei fralda,
dei peito. Vi que não é dor e ele continua
chorando’’.
Logo pergunto: ’Você já
colocou no colo. Deu carinho?’’. Pois o choro é comunicação por sinal, a
primeira do bebê. ’’E recebo como resposta: ‘’Verdade que quando coloco no colo
e fico cantando para ele, ele para de chorar!’’.
Com 2 meses é sabido que a
criança já começa a ‘’segurar a cabeça’’ quando está no colo, na posição de ‘’cadeirinha’’. Por isso, gosto de incentivar o carregar desta forma até porque, a criança
possui a possibilidade de ver com mais amplitude visual tudo que está ao seu
redor.
É claro que uma criança com
Síndrome de Down vai apresentar dificuldade de manter maior alinhamento de
cabeça quando nesta posição, mas incentivo o carregar de forma mais adaptada
(ainda na forma de cadeirinha) e a diferença é grande, tanto que em poucos dias
ela já está mais atenta ao ambiente.
Os 3 meses é uma fase de
descobertas, onde o bebê descobre as mãos. Alguns ficam tão encantados que passam
horas nesta ‘’linda descoberta’’. Por isso, o uso de chocalho contribui para o
movimento de preensão do objeto como da descoberta do som e identificar as
partes do corpo usando as mãos também é uma forma de aprendizado(esquema
corporal).
Na criança com Síndrome de
Down, oriento o brincar com o chocalho, mas com certos cuidados como seria para
todas as crianças até porque, ainda não existe a coordenação ‘’olho-mão’’ e ela
pode se machucar. Desse modo, gosto de estimular com chocalhos de pano com guizo ou favoreço o ‘’pegar’’ com ‘‘esticar
da mão’’, não muito próxima do rosto, por exemplo.
Oh! Fase boa a dos 4 meses, já que as crianças gostam de acompanhar o movimento de objetos e pessoas e estão mais atentas aos detalhes, tanto que os brinquedos coloridos são mais chamativos e até digo que o elefante pode ser azul que o interesse acaba sendo o ‘’azul do elefante’’.
Gosto de usar brinquedos de
cores mais primárias (vermelho, azul, verde e amarelo) e texturas diferentes e até
com sons nesta fase, pois algumas crianças gostam de tocar e também levar objetos
á boca. Asim, todo cuidado é pouco, alerto logo os pais.
Bem, vou falar a última fase
por aqui, pois não quero que fique muito extenso este texto. Então, lá vem os 5
meses de idade e com ele a criança já gosta de não só pegar os objetos, explorar
e jogar, como fazer troca do objeto.
Em um momento na mão direita
e em um piscar de olhos na mão esquerda e a brincadeira fica melhor, devido ela
se desloca mais de um ponto para o outro seja na cama ou no chão.
Gosto de incentivar e
motivar os pais a fazerem ‘troca de posição’’, ou seja, não deixar a criança só no
chão ou no colo, porque nesta fase ela gosta de rolarrrrrrrr e o ‘mundo’’ ficou
pequeno para um espaço.
Enfim, brincar com um
brinquedo depende da fase de desenvolvimento que a criança se encontra. E, caso
apresente atraso, um dos nossos meus objetivos será o favorecimento do seu
desenvolvimento, quer seja motor, cognitivo ou sensorial, por exemplo.
Bjs,
Alda de Cássia
*Imagem: PUC Campinas