terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Livro: Os Melhores Contos


Obaaaaaaaaaaaaaaa! Vou compartilhar um belo livro de contos. Qual? ‘’ Os Melhores Contos’’, cujo escritor é Malba Tahan, que é o pseudonimo do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, que possui vários lançados sobre os costumes e lendas do povo árabe.

O livro foi lançado pela editora Best-Bolso e este faz parte do livro vira-vira 2. Comoooo??? Ah! E que de um lado está um livro e de outro lado outro. Neste caso, é do mesmo autor: "O homem que calculava’’.

São 25 contos árabes, que estão distribuídos em 112 páginas e confesso que, são tão bem contados que até parece que estamos participando das histórias.

Bem, como sempre faço escolhi um conto para compartilhar com vocês e sugiro que, quem puder, leia o livro na íntegra, pois, é um rico em cultura árabe.

Gostei muito do conto "O fio da aranha’’, que é uma lenda Hindu. Muito interessante pela mensagem final, a chamada ‘’Lição Moral’’.

Pois bem, conta a história de um homem cruel e perverso, chamado Kandata, e que depois da sua morte foi levado para a região sombria dos eternos suplícios para ser julgado.

Ele então foi para o inferno e por lá ficou por muitos séculos até que a luz do arrependimento o tocou. Neste dia, ajoelhado, pediu em uma prece carregada de arrependimento, piedade ao Senhor.

Um anjo se aproximou e falou que o Senhor da Compaixão havia ouvido sua prece e o enviou para resgatá-lo dos castigos. Só que, o anjo perguntou ao homem se durante sua vida ele teria dito algo de bom para alguém. Uma boa ação ou uma palavra de conforto.

O homem respondeu-lhe que não. O anjo retrucou que só assim o ajudaria a sair de lá. E mencionou que não seria possível ver cessado os sofrimentos sofridos no agora, pois decorriam do passado.

O anjo foi além dizendo, que sentimentos negativos deveriam ser eliminados do seu coração. Então, voltou a perguntar se ele não teria nada de virtuoso para contar.

Kandata, já desesperado, voltou a dizer que em toda vida nunca havia feito um bem a alguém. Mesmo o anjo insistindo que só assim receberia o perdão de Deus. Ele lamentou profundamente não ter o que contar a seu favor.

Por fim, o anjo perguntou-lhe se havia um ato mesmo mínimo para com um animal que fosse. Neste momento, Kandata que estava soluçando e desesperado lembrou-se.

Sua lembrança foi que, ao atravessar um bosque, viu uma pequena aranha, mas desviou dela para não machucá-la.Neste exato momento, o anjo ficou alegre ,pois este ato de bondade o salvaria do inferno.

Bem, agora só o que posso contar sobre o fim desta história é que ele não foi salvo, já que no exato momento da salvação, o seu egoísmo e maldade vieram à tona e demonstrou o quanto ainda era impuro aquele coração.

Minha pergunta: ‘’ Será que as preces dirigidas ao Senhor possuem valor se o coração ainda continuar impuro?’’

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda

 *Imagem: Arquivo Pessoal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário