Tenho o hábito de ler muito
e sempre busco informações que possam ajudar-me no meu trabalho, como terapeuta
ocupacional, trabalhando com crianças, jovens e adultos com Deficiência
Intelectual.
Ao ler esta revista: ’’Ciranda
da Inclusão- A Revista do Educador’’, com o tema central ‘’Deficiência
Intelectual’’, resolvi conversar com você hoje sobre este assunto.
Lembro-me quando fiz estágio
em uma associação, na qual hoje sou funcionaria já há 16 anos, que o termo não era
deficiência intelectual e sim deficiência mental para todo aquele que
apresentava sérios prejuízos na aprendizagem, englobando os aspectos cognitivos
e motores.
Ouvia algumas mães
perguntarem ainda na anamnese: ‘’Ele é doente, doutora?’’ Eu respondia: "Não!
Ele tem atraso no seu desenvolvimento. Ele precisa ser estimulado para crescer
como todas as crianças. Ele terá limitações motoras, dificuldades de aprender,
mas tem capacidade de aprender e nos ensinar que o limite não existe onde o
amor faz morada’’.
Todos os artigos desta
revista são preciosos em termo de conhecimento, pois são fonte de pesquisa e
multiplicação de conhecimentos de forma acessível à compreensão.
Quem são as pessoas que
possuem deficiência intelectual? Segundo o Ministério da Educação e Cultura,
são consideradas:
’’Pessoas com funcionamento
intelectual significativamente inferior à média,
com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas
de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal;
habilidades sociais; utilização da comunidade; saúde, segurança; habilidades
acadêmicas; lazer; trabalho’’.
Ouvia mães dizerem: ’’Ele nunca vai para
escola?’’,’’Ele nunca vai ser normal?’’. Essas falas vem da falta de
conhecimento de que a criança, desde pequena, mesmo com suas limitações, sejam
elas físicas ou cognitivas,nascem com potencial de aprendizado.
Antes de dizer que o bebê possui deficiência
intelectual, é necessário uma avaliação por uma equipe multidisciplinar
composta, por: pediatra, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudióloga e
psicólogo (a).
Bem, não quero tornar nosso bate-papo de hoje muito técnico. Por isso
optei em fazer um resumo de um artigo da revista, para que você saiba quais são
quatro síndromes mais comuns que apresentam a Deficiência Intelectual e colocar
uns apontamentos sobre a síndrome de Down, com um relato da minha experiência
profissional. Ok?
Síndrome de Down:
É a presença de um cromosso extra no par 21, ou seja, a criança
apresenta 3 cromossos no par 21, no qual deveriam ser só 2! Sendo chamada de
trissomia 21.
A criança terá características que, muitas vezes, sem o exame do
cariótipo (que confirma a síndrome de Down), nos fazem sugerir que tenha traços
da síndrome de Down, o que falamos para aos pais que estão aflitos por
explicações.
Segundo o artigo: "Baixo peso e tamanho no nascimento,
hipotonia(musculatura mais flácida que o normal): pescoço curto, prega na
pálpebra superior no canto interno dos olhos(o que os deixa parecidos com
pessoas orientais),macroglossia( língua grande e flácida), feições
características e estatura baixa, além de problemas cardíacos,retardo mental e
suscetibilidade à infecções respiratórias, leucemia e doença de Alzheimer, em
alguns casos, na mesma porcentagem para pessoas consideradas normais, só que 30
anos mais cedo.’’
Por exemplo: Aos 5 meses não sustenta a cabeça,caindo de um lado para
outro.A mãe diz que a criança é ‘’molinha’’ e os técnicos dizem que ela é
‘’hipotônica’’(Diminuído o tônus muscular).
Você teve estar pensando: ’’Meu Deus, será que elas vão falar, andar e
ir para escola?.Elas são muito doentes?’’.
Não...Não...Elas não são doentes e sim possuem atrasos no seu
desenvolvimento neuro-psicomotor e os problemas de saúde, quando tratados de
forma adequada, não os impedem de viver e crescer felizes.
Lembre-se que o amor os faz crescer e quanto mais cedo a criança é
levada para ser estimulada precocemente em associações como as Apae´s, por
exemplo, ela terá suas potencialidades desenvolvidas e crescerá com todo o
potencial de ter um futuro de conquistas pessoais e profissionais.
Síndrome do X frágil:
‘’É uma alteração no cromosso X que causa deficiência intelectual e
alterações no comportamento como hiperatividade e pouca atenção... ’’
Síndrome de Williams:
‘’É uma síndrome considerada mais rara que as duas primeiras, por sua
incidência ser de um caso para cada 25 mil nascimentos.
Possuem dificuldade para ler e escrever, mas são ótimos contadores de
histórias e com boa percepção musical. ’’
Síndrome de Rett :
‘’São mais recorrentes em meninas ... As meninas tem desenvolvimento
normal até o primeiro ano de vida, mas após esta data começam a apresentar
estagnação no desenvolvimento, desaceleração do crescimento da calota craniana,
dificuldade na aquisição da linguagem, diminuição das interações sociais, isolamento,
movimentos estereotipados, dificuldade de coordenação motora e problemas de
coluna.’’
Excelente revista!
Dica de hoje!
Bjs,
Alda