Você sabia que algumas pessoas estão de ''mal com o espelho''? É verdade! Algumas pessoas fogem do espelho, outros ao olharem a sua imagem ''não gostam do que reflete'' e outros nem pensar em olhar.
Li um artigo referente ao assunto, na revista ''O mundo secreto do cérebro'' da editora Alto Astra, e nela algumas pessoas, acabam se ''desencontrando de si'', ou seja, não conseguem reconhecer quem são diante do reflexo da sua imagem corporal no espelho.
Você sabe quando reconhecer em si e no outro essa distorção da imagem? Que segundo os especialistas é considerado como um transtorno.
Vamos lá ...Quando você começa a não '''se encaixar no padrão'' exigido pela sociedade, a sensação de exclusão ou não aceitação é o alerta !
Agora duas perguntas antes de seguirmos neste bate-papo: Você precisa mesmo dar s atisfação do que faz, com quem faz e da forma que faz?E outra... Se você está satisfeita com a sua imagem...Para que tentar ''se enquadrar ao padrão'' que a sociedade dita?
O cirurgião plástico Milton Perazzo mencionou no artigo: '' A pessoa que apresenta o transtorno possui uma preocupação exagerada com a aparência ou com algum defeito específico.Pode ser confundido com vaidade exagerada ou com o desejo contínuo de tentar melhorar sua imagem sem sucesso''.
O que fazer Alda? Meu conselho: Vá para frente do espelho é diga : ''Eu sou grata pelo que sou, pelo que conquistei e pelo que vou ainda conquistar. E nada e ninguém possui o poder de me comparar a ela ou a ele''
Enfim, faço a indicação de leitura integral desta revista, pois possui outros assuntos bem pontuais sobre o cérebro, saúde física, emocional e mental.
Aqui alguns links para pesquisa:
https://www.cirurgiaestetica.com.br/distorcao-de-imagem-o-que-e/
https://biancathurm.com.br/2021/07/27/quais-sao-os-sinais-da-distorcao-de-imagem/
https://www.cellerafarma.com.br/saude-mental/disturbio-de-imagem-entenda-o-que-e
Alda de Cássia
Imagem: Freepik